Dicas para aposentados que querem voltar ao mercado de trabalho

Veja onde estão as vagas disponíveis para quem quer voltar a trabalhar e dicas no momento da procura do emprego

SÃO PAULO – Por mais que ainda exista um mito de que as pessoas jovens são mais flexíveis e dispostas para trabalhar, o que dificulta a contratação dos mais velhos, existem, sim, oportunidades para os aposentados no mercado de trabalho.

A opinião é da consultora de desenvolvimento organizacional da Caliper, Brunna de Campos Veiga. “Algumas empresas têm programas específicos para as pessoas com maior idade sem formação, mas são vagas mais operacionais, como empacotadores em supermercados ou organizadores de fila em parques de diversão”.

Alternativas

Além dessas vagas, a consultora disse que muitos aposentados, para voltar ao mercado de trabalho, passam a prestar consultoria em sua área de atuação, usando como ferramentas o conhecimento e a experiência já adquiridos na carreira.

PUBLICIDADE

“Essa é uma oportunidade, que se aproveitada, ainda faz com que o aposentado se torne efetivo na empresa em que prestava consultoria”, disse.

Prepare-se

Quem quer ocupar esse tipo de vaga deve se preparar. “O indicado, em alguns casos, é voltar a estudar, fazer uma pós-graduação. Não há idade para aprender”, afirmou Brunna.

A consultora fez um passo-a-passo para o aposentado se preparar para a volta ao mercado de trabalho. Confira:

  • O primeiro ponto é começar a listar as conquistas, o que faz bem e o que o motiva. Dessa maneira conseguirá analisar o segmento que poderá apostar. “Avalie tudo o que conhece, já que esse é o diferencial do aposentado”.
  • Depois disso, o aposentado deve atualizar o networking. “Quando sai do mercado, as portas se fecham e o melhor é não perder os contatos”. Faça amizades no clube, em outros lugares e não dispense vagas em áreas distintas daquela em que atuava.
  • Analisadas as próprias potências e com algumas indicações, é hora de mandar currículo. Como em qualquer outra fase da vida, Brunna orienta que não é necessário colocar a idade. “A pessoa saberá pelo tempo nos empregos e pela data de ingresso no primeiro deles qual a idade do candidato”.
  • Chamado para a entrevista, não diga que pretende voltar ao mercado de trabalho por causa da condição financeira ruim. “Nenhuma empresa privada é instituição de caridade. Não significa que deva mentir, mas não precisa falar isso, todo mundo precisa de dinheiro”. Foque em o que o levou a buscar outra oportunidade, o que espera da experiência e como irá ajudar a empresa a crescer.