AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO do Fleury falam sobre o balanço da rede de laboratórios; assista

Dia do Relações Públicas: saiba mais sobre salário e áreas de atuação

Ele está vinculado ao fortalecimento da imagem da marca das empresas, instituições públicas ou privadas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas. Instituída em 14 de junho de 1984, pelas bases da Lei 7.197, a profissão é lembrada principalmente pelo papel fundamental que desenvolve dentro das organizações.

O trabalho do Relações Públicas está vinculado ao fortalecimento da imagem da marca das empresas, instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Este profissional deve ser bacharel em Relações Públicas e ter registro no conselho regional da sua área de atuação. 

“Seria muito interessante se esse profissional fizesse uma pós-graduação ou um MBA [Master Business Administration] em Marketing ou Recursos Humanos, como forma de englobar ainda mais o que aprendeu na faculdade”, afirma a presidente do Conrerp (Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas) RS/SC, Maria Amelia Maneque Cruz.

Aprenda a investir na bolsa

Domínio do inglês, espanhol e de informática, avalia Maria Amelia, são fundamentais para atuar nessa área. Quanto mais cursos ele tiver, melhor será sua posição no mercado de trabalho.

Atuação
A área de atuação de um Relações Públicas é muito vasta, atingindo desde micro empresas até as grandes corporações multinacionais. Em muitos casos, esse profissional age de maneira autônoma. 

“O mercado de trabalho nunca esteve tão bom quanto agora, tudo por força das redes sociais. Nada melhor do que ter um profissional desses para responder à altura esta demanda”, pontua a presidente. As empresas buscam colaboradores especializados, que sejam comprometidos e que mantenham uma boa postura corporativa.

As tarefas executadas pelo Relações Públicas consistem em pesquisa, planejamento da comunicação externa/interna e manutenção do clima organizacional.

“O RP é um profissional do presente, ele tem de ser rápido e transparente, ou seja, mostrar as atitudes a serem tomadas e sempre estar um passo à frente com relação às informações”, diz Maria Amelia.

Valores
O piso salarial de um profissional de Relações Públicas é indefinido, podendo variar em cada região do País. A base de cálculo para efetuar esta conta, no entanto, é feita tendo em vista a hora técnica de trabalho empregada, que gira em torno de R$ 150.

PUBLICIDADE

Independentemente de salário, a presidente do Conrerp é otimista quanto ao futuro da carreira de Relações Públicas. “Devemos acreditar nessa profissão, pois o mercado só tende a crescer nos próximos anos”.