Dia do Amigo: brasileiros acreditam que amizade com chefe é positiva para carreira

Relação extraprofissional pode otimizar processos, facilitar o diálogo e suavizar a tensão do ambiente de trabalho

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Neste sexta-feira (20) é comemorado o Dia do Amigo. Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil revelou que 52% dos profissionais acreditam que amizade com o chefe é positivo para carreira.

Outros 48% disseram que a amizade atrapalha a carreira, pois causa confusão entre o profissional e o pessoal ou então pode causar mal estar com os colegas.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, a relação extraprofissional pode otimizar processos, facilitar o diálogo e suavizar a tensão do ambiente de trabalho. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados.

Continua depois da publicidade

“A amizade contribui muito, mas, por outro lado, os laços afetivos podem ser meio caminho para que excessos de intimidade e possíveis favorecimentos venham à tona, gerando mal-estar entre os colegas e até mesmo uma competitividade negativa. O importante é sempre se manter o bom senso nesses casos”, explica.

Dicas
Pensando nisso, o especialista apontou algumas dicas para que os profissionais não transformem amizade com o chefe em um pesadelo:

No caso dos chefes, eles devem:

Continua depois da publicidade