Dia das Mães gera 28 mil vagas temporárias e número de efetivações cresce 10%

O aumento das efetivações considera os temporários que atuavam desde a Páscoa, mostra Asserttem

SÃO PAULO – Para suprir a demanda gerada no comércio para o Dia das Mães, 28,2 mil profissionais foram contratados em caráter temporário. O número é 8,5% maior frente às vagas abertas no ano passado, segundo a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Tercerizáveis).

De acordo com a associação, considerando as vagas temporárias criadas para a Páscoa e que se mantiveram até o Dia das Mães, 55 mil profissionais trabalhavam em caráter temporário no País. E embora o número de vagas geradas tenha confirmado a expectativa da associação, o número de postos abertos na Páscoa e que permaneceram até o Dia das Mães ficou abaixo do esperado.

“A expectativa era a permanência de 37 mil trabalhadores até o Dia das Mães, mas a pesquisa mostrou que 27 mil continuaram nos postos para os quais foram selecionados”, disse a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, por meio de nota.

PUBLICIDADE

Do total de temporários em atividade até o Dia das Mães, 5,5 mil foram efetivados. “Pessoas com faixa etária entre 18 e 39 anos preencheram 70% das vagas ofertadas”, afirmou Jismália. Na comparação com 2010, as efetivações foram 10% maiores.

Também confirmando as previsões da associação, 15% das vagas criadas foram ocupadas por jovens em seu primeiro emprego.

Páscoa
Para a Páscoa, foram criadas 70,1 mil vagas temporárias em todo o País, total 10,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados colocam a indústria como principal destino dos contratados. Ao todo, 60% do total de vagas temporárias do período encontram-se nesse segmento e 40% no comércio.

Dos contratos firmados na época, 17,5 mil foram efetivados logo após a Páscoa, sendo 11 mil para a indústria e 6 mil para o comércio. O número é 25% maior que o registrado no ano passado. E com a proximidade com o Dia das Mães, parte dos profissionais que não foram efetivados puderam continuar com a vaga temporária.