Desemprego sobe frente a dezembro e fica em 7,2% no primeiro mês do ano

Na comparação com janeiro de 2009, porém, taxa de desocupados registrou queda de 1 ponto percentual, diz IBGE

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,2% em média no primeiro mês do ano. O índice é 0,4 ponto percentual maior que a taxa verificada em dezembro de 2009, quando registrou 6,8%.

Frente a janeiro do ano passado, a taxa ficou 1 ponto percentual menor. Naquele mês, a taxa de desocupação era de 8,2%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou a “Pesquisa Mensal de Emprego” nesta quinta-feira (25). 

O contingente de desocupados (1,7 milhão) cresceu 6% na comparação com dezembro, mas recuou 10,7% em relação janeiro de 2009.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Desempregados
No mês passado, entre as regiões pesquisadas, Rio de Janeiro foi destaque. A região registrou a maior desaceleração em janeiro, de 1,2 ponto percentual, na comparação com o mesmo mês do ano passado e atingiu a menor taxa da série para um mês de janeiro na região, de 5,4%. 

Das seis regiões metropolitanas, apenas Salvador registrou aumento na taxa de desocupados na análise mensal, passando de 11,2% para 11,9%. Em Recife, o índice se manteve estável, em 8,6% – a menor taxa para janeiro na região.

Considerando as outras localidades pesquisadas, houve queda na taxa de desocupados em São Paulo, onde o índice saiu de 9,4% em janeiro de 2009, para 8% no mês passado; em Belo Horizonte, onde a taxa passou de 6,4% para 6,1%; e em Porto Alegre, onde o indicador de desocupação passou de 5,6% para 4,3%.

Continua depois da publicidade

Já na comparação com dezembro do ano passado, o destaque ficou com Belo Horizonte – única região que apresentou variação significativa, de acordo com o IBGE. A taxa de desocupados ficou em 6,1% no último mês, ante 5,1% um mês antes. 

A tabela abaixo aponta a taxa de desemprego atual e a de 12 meses atrás para as seis capitais analisadas:

Local Janeiro 2009 Janeiro de 2010
Recife 8,6% 8,6%
Salvador 11,2% 11,9%
Belo Horizonte 6,4% 6,1%
Rio de Janeiro 6,6% 5,4%
São Paulo 9,4% 8,0%
Porto Alegre 5,6% 4,3%
Total 8,2% 7,2%

 

Fonte: IBGE

Ocupados
Em janeiro, a população ocupada (21,6 milhões) apresentou queda de 1% frente a dezembro. Na comparação com janeiro de 2009, porém, ocorreu aumento, de 2,1%.

Na análise anual por setores, o contingente de ocupados apresentou variações significativas nos grupos Construção, Serviços Prestados à empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira e Serviços Domésticos, que registraram aumentos de 8,9%, 4,9% e 6,7%, na ordem, no número de ocupados.

Frente a dezembro, houve estabilidade na taxa de ocupação nos grupos de atividades econômicas nas seis regiões analisadas.

Sobre o perfil dos contratados, a pesquisa indica que o contingente de trabalhadores com carteira assinada do setor privado apresentou aumento de 3,5% na comparação com janeiro do ano passado e se manteve estável frente a dezembro.