Desemprego da Região Metropolitana de SP atinge mais mulheres que homens

Segundo o Seade/Dieese, a taxa média foi de 15,3%, sendo 12,6% para trabalhadores e 18,5% para trabalhadoras

SÃO PAULO – Em fevereiro, o desemprego atingiu mais as mulheres da Região Metropolitana de São Paulo* do que os homens. A informação faz parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira (28) pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

Conforme o levantamento, a taxa média foi de 15,3% da população economicamente ativa (PEA), sendo de 12,6% para trabalhadores do sexo masculino e 18,5% para trabalhadoras. Em janeiro, a tendência foi praticamente a mesma, com as proporções sendo de, respectivamente, 14,4%; 11,7% e 17,6%.

Tendência mundial

O dado vem confirmar regionalmente tendência mundial publicada recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2006, os desempregados eram 195,2 milhões, dos quais, 81,8 milhões eram homens e 113,4 milhões, mulheres.

PUBLICIDADE

Em fevereiro daquele ano, a taxa de desocupação na RMSP era de 16,3%, sendo que a divisão por gênero mostrava que eram 14,1% de desempregados e 18,7% de desempregadas.

Idade

Além disso, a pesquisa mostrou que, quanto maior a idade, menor o índice de desemprego. Veja, na tabela abaixo, a variação conforme idade:

Faixa etáriaDesocupação
De 18 a 24 anos24,4%
De 25 a 39 anos13,1%
40 anos e mais8,6%


Fonte: Seade/Dieese

Capital x demais cidades

Por fim, vale lembrar que, em fevereiro, houve maior índice de desocupação nas demais cidades da RMSP do que na capital paulista: as proporções respectivas da PEA são de 14,3% e 16,9%.

Em janeiro a tendência foi parecida: 13,4% e 15,9%, na mesma ordem.

*Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes. Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.