Desempenho e performance: sinônimos no dicionário, sentidos diferentes para RH

Para CEO de consultoria, avaliar desempenho é dar chance de profissional mudar; análise de performance pune ou premia

SÃO PAULO – Definidas como sinônimos no dicionário, as palavras desempenho e performance têm sentidos diferentes no mundo corporativo, principalmente para os profissionais de RH (Recursos Humanos), de acordo com o CEO da Gauss Consulting, empresa de consultoria instrumental e assessoria especializada, Orlando Pavani Júnior.

Para ele, desempenho é a comparação entre o resultado desejado e o legitimado, em relação ao passado, e é estático. O mesmo conceito de resultado é aplicado à performance, mas ele é dinâmico e em relação ao futuro.

“A palavra desempenho tem a ver com avaliação, é o que se faz para dar feedback. Quando termina o feedback, começa a análise da performance”. Fazer a avaliação do desempenho é dar a chance para o profissional mudar. Quando se analisa a performance, é o momento de o funcionário ser premiado ou punido.

Como melhorar?

PUBLICIDADE

Para melhorar a análise de seu desempenho, o profissional deve aceitar críticas. “Quem constrói ou destrói a crítica é quem escutou e não quem emitiu”. Sobre a performance, ele deve saber que será medido, inclusive numericamente, por meio de tabelas e algarismos. “Será medido matematicamente”.

De acordo com o country manager da DDI (Development Dimensions International), Neil Suchman, que encara a performance e o desempenho como sinônimos, inclusive no mundo corporativo, o profissional deve estabelecer objetivos e expectativas e depois fazer a medição de seu progresso.

“Ele deve saber onde se encontra, o que quer e como vai conseguir”.

Medições

Um dos meios de medição da performance e do desempenho, de acordo com Pavani, é analisar o que se entrega e não o que se faz. “O foco não está na atividade, mas no que terminou”. Depois, traduz-se tudo em números.

Ao ser questionado sobre o fato de a avaliação em números tornar as relações de trabalho menos humanas, Pavani disse que o líder ou profissional de RH deve se aproximar muito mais do membro da equipe, para reconhecer a performance e o desempenho.

No dicionário Michaelis, performance significa “1 – realização, feito, façanha; 2 – atuação, desempenho”. A definição para desempenho, por sua vez, é “1- ação ou efeito de desempenhar; 2 – resgate do que estava empenhado; 3 – cumprimento de obrigação ou promessa”.