Descontrole financeiro causou a inadimplência de 54% no 1º semestre

De acordo com a Telecheque, o desemprego foi alegado por 7% das pessoas e o atraso salarial, por outros 5%

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O descontrole financeiro continuou sendo o principal motivo da inadimplência dos brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Telecheque. De janeiro a junho, este foi o motivo alegado por 54% dos devedores.

De acordo com o levantamento realizado com 3.507 pessoas inadimplentes, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 37% dos consumidores culpavam o descontrole, houve uma considerável alta de 17 pontos percentuais.

Falta de planejamento

Para o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, o descontrole financeiro que atormenta muitos consumidores é resultado da falta de conhecimento e aptidão para lidar com as contas e os imprevistos do dia-a-dia.

Aprenda a investir na bolsa

“A inexistência de uma disciplina sobre educação financeira nas escolas faz com que o brasileiro não tenha o hábito de planejar seus gastos a médio e longo prazo, resultando, muitas vezes, na inadimplência”, argumenta.

Desemprego e atraso salarial

Ainda segundo o levantamento, 7% dos entrevistados apontaram o desemprego como sendo o principal responsável pela inadimplência no primeiro semestre deste ano, o que representa um declínio de 3 pontos percentuais frente ao mesmo período de 2006 (10%).

Outros 5% responderam que as dívidas eram resultado de atraso salarial. Um ano antes, este motivo era alegado por 12% das pessoas, o que aponta uma considerável queda de 7 pontos percentuais.