Contratempos

Descomplique seu trabalho em cinco passos

Todos os contratempos podem acabar complicando a rotina de uma pessoa e, consequentemente, diminuindo a sua produtividade no trabalho

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A vida dentro de um escritório pode ser bastante estressante, especialmente pela quantidade de coisas que surgem sem aviso. Todos os contratempos possíveis no ambiente de trabalho podem acabar complicando a rotina de uma pessoa e, consequentemente, diminuindo a sua produtividade. Se você não quer render menos no trabalho, veja 5 dicas que podem ajudá-lo a descomplicar sua vida.

1. Tire um tempo para relaxar
O trabalho ocupa tanto a sua mente que é difícil saber quando parar, mas você não pode se concentrar para sempre. Tire 10 a 15 minutos do seu dia para relaxar e tirar todo o estresse do seu corpo, isso vai ajudá-lo a manter o foco nas próximas tarefas. Respire profundamente, medite, dê uma caminhada pelo escritório. Qualquer coisa que considerar relaxante ajuda.

2. Viva o presente
Não fique pensando no que você deveria ter dito na reunião que aconteceu no dia anterior ou em como você deveria ter apresentado um projeto na última semana. Isso está no passado, esqueça. O que você precisa fazer é começar de novo, de uma maneira diferente e que possa render mais resultados positivos. Da mesma maneira, procure não se preocupar excessivamente com o que está por vir. Dedique-se a realizar as tarefas do presente com qualidade.

PUBLICIDADE

3. Não cobre tanta organização de si mesmo
É claro que a organização é fundamental para desenvolver as suas tarefas de maneira eficiente, mas tenha em mente que nem mesmo a pessoa mais organizada do mundo consegue ser multitarefas de maneira tão bem-sucedida. Ao invés de ficar pulando de uma coisa para outra e tentando priorizar tudo, crie uma lista e siga-a. Você pode começar da tarefa mais fácil para a mais difícil, da mais importante para a menos significativa ou qualquer outra ordem que preferir. Essa organização já será suficiente para guiar o seu trabalho.

4. Mude velhos hábitos
Grande parte da complicação do trabalho vem de antigos hábitos ruins. Talvez você tenha um método próprio para realizar o seu trabalho, mas manter-se nele não vai ajudá-lo a descomplicar a sua lista de tarefas. Procure avaliar seus comportamentos no ambiente de trabalho e identifique onde você está pecando. Pensamentos negativos, muito tempo de conversa e falta de foco, por exemplo, podem estar impedindo a sua produtividade e são hábitos simples de serem mudados. Ao invés de pensar nas coisas que você ainda não fez, mantenha a atenção nas tarefas que você já completou.

5. Liberte-se da escravidão das tarefas
Analise se a sua lista de coisas para fazer realmente tem um propósito ou se grande parte das tarefas anotadas nela são simples coisas que você faz por fazer. Sabendo o que realmente importa no seu período de trabalho será muito mais simples eliminar as tarefas secundárias, de maneira que você conseguirá mais tempo para se dedicar aos grandes projetos.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.