Depende da voz para trabalhar? Conheça os cuidados que precisa tomar

Brasil está entre países que têm as maiores incidências de câncer de laringe, ficando atrás apenas da Índia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Dia Mundial da Voz foi comemorado quarta-feira (16). Muitos profissionais dependem da voz para trabalhar, e não estamos falando dos cantores! Operadores de telemarketing, professores, locutores, jornalistas, recepcionistas, vendedores… A lista é enorme! Mas a oncologista clínica Fabiane Kellem do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia, de Brasília, explica que “o uso abusivo das cordas vocais e maus hábitos causam problemas à voz”.

Atualmente, o Brasil está entre os países que têm as maiores incidências de câncer de laringe, ficando atrás apenas da Índia, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

“Professores e cantores têm uma maior probabilidade de desenvolver lesões nas cordas vocais, que, na maioria das vezes, são benignas. Porém, quando associadas, por exemplo, ao consumo de álcool e tabaco, elevam as chances de desenvolver o câncer de laringe. Exposição ao níquel, asbestos (variação do amianto), e convivência em indústrias têxteis e madeireiras também aumentam a taxa de risco”, explica Fabiane.

Continua depois da publicidade

O principal sinal de problema envolvendo as cordas vocais é a rouquidão persistente. O diagnóstico não é difícil, realizado através de um exame chamado laringoscopia.

Saiba como se prevenir

A fonoaudióloga Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora da Univoz, listou alguns hábitos negativos que podem prejudicar as cordas vocais:

Dicas importantes para uma boa preservação da saúde vocal:

Continua depois da publicidade