Demissão mal conduzida denigre imagem da empresa

Segundo pesquisa, maioria dos profissionais demitidos ficou com uma impressão ruim da empresa ou pessoa responsável pelo processo

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Como recrutar profissionais para a empresa, demitir também é um processo importante. Além do ex-funcionário não conhecer a razão da demissão, a imagem da empresa ou do profissional que conduziu o desligamento pode ser afetada, caso essa ação seja mal realizada.

Um estudo realizado pela Produtive – Carreira e Conexões com o Mercado com mais de 300 profissionais, sendo que 68% já haviam sido demitidos, revela que a maioria dos profissionais relatou que seu desligamento foi mal conduzido, o que ocasionou, na maior parte dos casos, uma imagem ruim da empresa em que trabalhou.

Ainda, em quase metade dos casos, mais de 47% dos profissionais ficaram com uma impressão desfavorável da pessoa responsável pelo processo de demissão.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Falta do feedback
A pesquisa ainda aponta que em 70% dos casos não houve feedback durante o trabalhou ou no momento da demissão, para que os profissionais pudessem reconhecer onde erraram ou ter a chance de melhorar em alguma competência técnica ou comportamental. Também, em 33% das situações, não houve clareza sobre o motivo do desligamento.