AO VIVO Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Aprenda a se proteger das armadilhas do trading e gerir seu risco no mercado

Dekasseguis: inscrição para exame de supletivo no Japão termina dia 31 de agosto

Interessados poderão se inscrever gratuitamente; MEC e Inep disponibilizam apostilas para ajudar na preparação

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os exames de supletivo dos ensinos fundamental e médio para brasileiros que residem no Japão acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro, nas províncias de Mie, Shizuoca, Kanagawa e Gunma, segundo um edital do governo brasileiro, publicado na semana passada.

A expectativa do governo é que haja forte procura pelos exames, seguindo tendência verificada nos últimos anos. Segundo o conselheiro da Embaixada do Brasil, Alfredo Cesar Martinho Leoni, os exames já se tornaram tradição.

Inscrição é gratuita

Outra boa notícia é que, pelo segundo ano consecutivo, não será cobrada taxa de inscrição. Leoni acredita que a isenção de taxas deixa evidente a preocupação do governo brasileiro em apoiar iniciativas da comunidade brasileira que mora no Japão.

Aprenda a investir na bolsa

A preparação para o exame é responsabilidade do candidato. Procurando facilitar o estudo daqueles que participarão das provas, o governo disponibilizará na internet, para download, uma série de apostilas desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os locais de prova serão definidos pelos dois órgãos, e divulgados na web a partir do dia 31 de agosto, último dia para as inscrições. Os mapas de acesso estarão disponíveis na Embaixada do Brasil em Tóquio e nos Consulados Gerais de Tóquio e Nagoya.