De universitário a CEO: conheça as habilidades que devem ser desenvolvidas

Primeiro passo para atingir o cargo de CEO é assumir as responsabilidades das ações, bem-sucedidas ou não

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando pensa no futuro, você que ainda é universitário se imagina em um posto de CEO (diretor executivo, na sigla em inglês)? Pois saiba que, para isso, pode começar desde já a desenvolver as habilidades necessárias para ocupar o posto.

“Na verdade, quanto mais cedo se põe em prática estas habilidades, mais chances o jovem terá de realizar o sonho de um dia assumir a liderança de uma empresa”, afirma o coach e diretor da UP Treinamentos & Consultoria, Carlos Cruz.

Antes de saber quais habilidades desenvolver, é preciso conhecer um pouco mais da função de um CEO. Para simplificar, ele é reconhecido por sua capacidade de realização e transformação. O profissional consegue trazer resultados para a empresa, baseado em suas competências pessoais, e inspira os demais membros da equipe a alcançarem as metas de forma concreta e objetiva.

Quanto às habilidades…

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com Cruz, o primeiro passo a ser dado para atingir o cargo é assumir as responsabilidades das ações, bem-sucedidas ou não, e os acertos e erros. Aprender a tomar decisões e sustentá-las.

“Outras habilidades que precisam ser desenvolvidas para que se alcance o sucesso profissional são as capacidades de liderar e estabelecer metas ambiciosas, porém alcançáveis, para que não se crie frustrações desnecessárias”, diz o coach.

Ainda para o jovem que quer se tornar um CEO, uma dica é não colocar isso acima de tudo, como um fim, mas como uma consequência das realizações ao longo do tempo. Saiba que, quanto mais subir degraus, mais responsabilidades terá. O coach apontou outras habilidades a serem desenvolvidas:

  • Priorizar atividades que geram resultados: não perca tempo com atividades que não trazem bons resultados;
  • Inovar e criar: não realize suas tarefas de maneira automática. Pense sempre no que pode ser melhorado. Inovação é algo que toda empresa busca e, se você fizer isso também, há grandes chances de criar algo que faça a diferença para sua organização;
  • Aprender a cada instante: aproveite todas as oportunidades para aprender algo novo. Acredite que não existem erros e acertos, apenas resultados. A partir deste pensamento, idealize maneiras de aprender com os resultados e ir em busca das suas metas;
  • Investir em você: estude, trabalhe seu desenvolvimento pessoal e busque atividades que realmente lhe dão prazer e geram mais impacto positivo nos seus resultados. Para crescer na empresa é preciso crescer internamente, como indivíduo.

Quando chegar lá…

É imprescindível que sempre mantenha o espírito jovem, mesmo com mais maturidade. Desta forma, fica mais fácil inovar.

Conforme mostrou pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers, as habilidades mais importantes para um executivo que deseja obter sucesso no mercado, são: flexibilidade para mudanças, liderança, capacidade de desenvolver pessoas, espírito colaborativo, criatividade, inovação e, por último, visão a longo prazo para antecipar e administrar os riscos para a empresa.