De querido a odiado: como lidar com a reação das pessoas a sua promoção?

Quando um profissional que é amigo de todos é promovido, enfrenta um desafio: ser líder e continuar sendo querido

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Antes de ocupar um cargo de liderança, é necessário preparar-se para chefiar e desenvolver as habilidades necessárias, para facilitar a aceitação da equipe a sua promoção. Mas, como nem sempre as coisas acontecem da forma que imaginamos, é comum profissionais serem promovidos sem estarem preparados para tal.

E, se isso aconteceu com você, deve ter percebido o quanto as pessoas mudaram de opinião a seu respeito. No início, algumas se mostraram felizes com a guinada na sua carreira e até proferiram aquela famosa frase: parabéns, você merece! E ainda juraram que torciam muito por isso.

Alguns meses depois, porém, a situação parece ter se invertido. Como líder, você precisa impor respeito, cobrar e ser duro, para que as metas da empresa sejam atingidas. De repente, seus amigos pararam de te chamar para almoçar, o tratamento amável que dispensavam a você acabou, passaram a mal olhar nos seus olhos, e uns e outros começaram a “puxar seu tapete”. Para piorar, entre eles, há uma pessoa que atua como líder informal e, constantemente, joga a equipe contra você. Seria o início do fim?

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“Existem dois tipos de líder. O líder tarefa é orientado para a produtividade e a qualidade do trabalho. Ele controla e direciona a equipe. Já o líder emoção é aquele capaz de servir a equipe e estimulá-la. Ele se preocupa em dar feedback constantemente. As pessoas muito boas tecnicamente costumam ser as líderes tarefa, mas o ideal é ser os dois tipos ao mesmo tempo”, explica o coach e diretor da UP Treinamentos e Consultoria, Carlos Cruz.

O grande desafio

Quando um profissional que é amigo de todos é promovido, enfrenta um grande desafio: ser líder e continuar sendo querido pela equipe. Para tanto, é essencial ultrapassar suas inseguranças, vencer seu medo, aprender a se comunicar de forma fraca e sincera, mas, ao mesmo tempo, não dar feedbacks falsos apenas para agradar.

“Logo que assumir a posição de líder, faça uma reunião com a equipe, para esclarecer quais são seus objetivos e como desempenhará seu novo papel. É importante também perguntar às pessoas como elas acham que você pode contribuir para melhorar o trabalho, bem como o que elas estão esperando. O líder serve a equipe, e não o contrário”, explica Cruz. Portanto, nada de pensar que o fato de ter sido promovido dá o aval para mandar nos outros!

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“O profissional promovido não pode se aproveitar da situação para fazer joguinhos, proteger quem ele gosta. Ele precisa cumprir os acordos estabelecidos, bem como ser justo o tempo todo. Caso contrário, perderá a credibilidade e a influência e então a equipe poderá sabotá-lo, sem que ele perceba”, revela Cruz.

“E se o líder não cuida das emoções das pessoas ao seu redor, surgirá um líder informal que fará isso por ele. As pessoas têm a tendência de, na falta de um líder, inconscientemente, projetar alguém do grupo para ser líder”.