Currículo bem elaborado é o primeiro passo na disputa por uma colocação

Candidato deve dedicar atenção especial a este documento, que pode representar a porta de entrada para um novo emprego

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Muito se fala em preparar um bom currículo na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Porém, nem sempre é dada a devida importância a este instrumento.

Talvez até mesmo pela pressa, alguns candidatos enviam seu currículo de maneira aleatória, sem observar aspectos interessantes que podem fazer a diferença na briga por uma colocação. Pense a respeito: enviar 100 currículos por semana pode não ser a melhor alternativa para alcançar o tão sonhado emprego!

Foco: o começo de tudo

Antes de disparar o envio de currículo para todos os lados, procure analisar os anúncios com maior cautela. Verifique friamente se o seu perfil atende mesmo aos requisitos listados pela empresa.

PUBLICIDADE

Um exemplo: o anúncio pede engenheiros. Mas você, estudante de ciências contábeis, e ansioso por uma oportunidade, envia o seu currículo. É natural que não seja chamado para entrevista, salvo um golpe de sorte muito grande.

O mesmo vale para vagas que pedem conhecimentos de informática, bom nível de inglês ou espanhol e aptidão para certas atividades. Caso não tenha estas qualidades em seu currículo, o envio pode significar apenas perda de tempo.

Outro ponto prejudica demais o candidato: ao enviar o e-mail para determinada empresa, aparecem na mensagem todos os seus outros destinatários. Ou seja, você escreve a “carta de apresentação”, dizendo-se muito interessado pela oportunidade, manifestando sua grande admiração pela empresa só que, olhando na parte de cima do e-mail, o selecionador vê que muitos outros empregadores receberam esta mesma mensagem.

Isso dá a impressão de alguém extremamente desfocado e em quem não se pode confiar, já que se declara apto para as mais diversas funções. Isso, sem falar do ponto de vista ético. Pense que desagradável para a empresa ver o candidato se oferecer para preencher a sua vaga e a de seus concorrentes?

Cuidado com a língua portuguesa

Currículos com erros de ortografia ou gramaticais depõem contra o candidato. Leia várias vezes todo e qualquer currículo enviado.

Pense como o selecionador: se o candidato, na briga pelo emprego, escreve errado assim, que dirá na correria diária?

Todo cuidado é pouco na elaboração de um currículo. Além de esteticamente agradável para a leitura, este documento deve ter informações claras sobre você. Afinal, é o maior interessado pela colocação e, portanto, deve mostrar ao selecionador por que seria vantajoso contratá-lo.

Não caia na tentação de mentir em seu currículo, listando nele habilidades que você não possui. Em um primeiro momento, este artifício pode até despertar o interesse da empresa, mas quando o empregador constatar a mentira, a situação ficará muito desagradável para o seu lado.

Direcione adequadamente seu currículo

Outro ponto importante a considerar: nem sempre um mesmo currículo tem formato ou conteúdo adequado para todas as vagas e empresas anunciantes.

Por isso, o ideal é que você apure primeiro as informações sobre a vaga e direcione o currículo para aquele anúncio. Pensar em quantidade, isto é, enviar vários currículos de uma vez, não lhe dá garantia nenhuma de sucesso.

Foque-se em um envio de cada vez, dedicando-se a concorrer de forma eficiente em cada seleção aberta. Desta forma suas chances serão bem maiores. Boa sorte!