Cuide da alimentação na maratona de vestibulares

"O corpo sofre com sentimentos como medo, ansiedade e euforia e esses fatores interferem no apetite do estudante", diz nutricionista

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O início da “maratona” de vestibulares deve ser acompanhado por uma preparação especial, para evitar problemas no dia da prova.

“O corpo sofre com fatores psicológicos e sentimentos como medo, ansiedade e euforia. Esses fatores interferem no apetite do estudante, diminuindo a vontade de se alimentar corretamente e aumentando a falsa necessidade de ingerir determinados alimentos, como chocolates. Tudo isso causa uma desordem no sistema imunológico, aumentando a possibilidade do surgimento de resfriados e mal-estar”, diz a nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, Weruska Barrios.

A médica endocrinologista Maria do Carmo Sobral Lins concorda que a alimentação é prejudicada neste período: “O fim do ano é sempre período de apreensão para os jovens que tentam um lugar nas melhores universidade do país. Para aguentar a pressão provocada pela responsabilidade, muitos deles buscam na comida uma válvula de escape. Resultado: disfunções hormonais e o inevitável ganho de quilinhos extras”, relata.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O que comer?

Para ajudar quem está nesta fase da vida, Weruska preparou uma lista de cuidados com a alimentação, que deve ser adotada para o estudante ter um melhor funcionamento do organismo e aumentar as chances de sucesso nas provas. Confira: