Cuidado: uso intenso de e-mail leva à queda no QI

Pessoas viciadas em e-mail perdem cerca de dez pontos no QI, valor 2,5 vezes maior à perda de pontos que sofrem usuários de drogas, mostra pesquisa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo da TNS Research, empresa inglesa especializada em pesquisa de mercado, comprovou que interrupções constantes para leitura de e-mails e SMS ou ainda para atividades realizadas através de Smartphones ameaçam o QI (Quociente de Inteligência) e a concentração das pessoas.

Isso pode soar estranho, mas o fato é que a pesquisa constatou que pessoas viciadas em e-mail perdem, em média, dez pontos no seu QI. Este valor é substancial. Para se ter uma idéia, é 2,5 vezes superior à perda de pontos que sofrem usuários de drogas.

O levantamento foi realizado com mil pessoas. Ele mostrou índices de sonolência, cansaço e redução da capacidade de focar em uma só atividade em níveis alarmantes. De maneira geral, os participantes reclamaram que a chegada constante de novas mensagens acaba afetando diretamente a produtividade no trabalho.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Perda de tempo com e-mails

De acordo com um estudo realizado pela Tríade do Tempo, especializada em gestão do tempo pessoal e empresarial, os brasileiros gastam, aproximadamente, três horas por dia para ler, organizar, classificar e responder e-mails. As pessoas se habituaram a utilizar as mensagens eletrônicas para tudo, comprometendo, inclusive, a comunicação no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Você já se deparou com uma situação em que um colega de trabalho envia uma mensagem a alguém que senta exatamente ao seu lado? Outro hábito bastante comum em ambientes corporativos: os profissionais geralmente pedem para que enviem avisos por e-mail, por estarem muito ocupados para conversar naquele momento.

Dicas de como usar o e-mail

O especialista em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial, Christian Barbosa, que também é autor do livro “A tríade do tempo – A evolução da produtividade pessoal”, elaborou uma série de dicas para que os profissionais não percam seu tempo com o e-mail:

Continua depois da publicidade