Tecnologia

Cresce o uso de dispositivos móveis no ambiente de trabalho

Pesquisa da Avanade, realizada pela Wakefield Research, conversou com 599 executivos e tomadores de decisões de TI em 19 países

SÃO PAULO – Mais da metade dos dispositivos de rede operam sem fio e são utilizados no ambiente de trabalho. Dados da pesquisa Avanade, realizada pela Wakefield Research, em setembro deste ano, mostra 61% das empresas usam dispositivos móveis. No Brasil, esse número chega a 73%.

A pesquisa conversou com 599 executivos em 19 países e mostra que as empresas estão adotando a mobilidade para ajudar seus funcionários a trabalhar de novas maneiras. Segundo o estudo, 67% das empresas brasileiras relataram que a maioria de seus funcionários usam smartphones para funções básicas de trabalho, tais como leitura de e-mails, documentos da internet e convites de calendário.

Valorização dos negócios
“A pesquisa mostra, entre outras coisas, como em menos de três anos, os tablets tornaram-se relevantes e integrados ao local de trabalho, desde que se popularizaram”, afirma o CTO (Chief Technology Officer) da Avanade Brasil, Hamilton Berteli.

PUBLICIDADE

Segundo ele, as empresas estão reconhecendo o valor de negócio que os dispositivos móveis podem oferecer, criando soluções e possibilitando o acesso aos sistemas de negócio. “Para tirar proveito do valor que a mobilidade traz aos funcionários e clientes, as empresas estão redesenhando a estrutura de seus negócios,” declara.

A pesquisa da Avanade revela que os líderes estão modificando seus processos de negócios nas áreas de venda e marketing e funções dentro das empresas, como na área de recursos humanos, para fazer melhor uso dos dispositivos móveis e outras tecnologias de consumo.