Copa infla salários e ofertas de vagas no Brasil, diz pesquisa

Salários de profissionais em áreas relacionadas ao evento tiveram aumento de até 28,2% em um ano

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Não são só as empresas que estão se beneficiando com a chegada da Copa. Os salários dos brasileiros e a demanda de vagas relacionadas com o Mundial também aumentaram.

Um levantamento conduzido pela empresa de recrutamento Catho mostrou um crescimento de 28,2% no salário médio dos profissionais de hotelaria e turismo entre 2013 e 2014. Já as áreas comerciais, saúde e educação (voltada para cursos de idiomas e profissionalizantes) tiveram uma alta de 15,6%, 13,4% e 12,5%, respectivamente, no mesmo período.

Os salários dos profissionais de engenharia, considerando um intervalo maior, de 2012 a 2014, tiveram aumento de 22,3%. “Este movimento observado em nossa pesquisa indica claramente uma preparação das empresas para o período da Copa”, afirmou o head de Pesquisa e Estratégia da Catho, Luís Testa. Ele lembra que a falta de profissionais qualificados também pesa no aumento da remuneração média.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Oportunidades
Analisando as vagas na área comercial, engenharia civil, hotelaria, gastronomia (restaurantes) e educação (tradutor), o aumento geral constatado em todos estes setores foi de 23,22%. Em 2013 a soma destas vagas foi de 120.116. Um ano depois, esse montante subiu para 148.007. As vagas para restaurantes foram as que tiveram maior crescimento nesta seleção, de 72%.

“Apesar de faltar menos de um mês para o Mundial há ainda vagas, especialmente para a área de serviços. Quem estiver buscando um trabalho, mesmo que temporário, deve se manter atualizado e atento às oportunidades”, sugeriu Testa.