Copa do Mundo: inscrições para cursos de qualificação abrem hoje

São 240 mil vagas para 29 cursos profissionalizantes e de idiomas gratuitos. Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos

SÃO PAULO – O governo abriu nesta sexta-feira (29) as inscrições para os cursos de qualificação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. O objetivo é preparar profissionais para trabalhar nos eventos que acontecerão no País.

São 240 mil vagas para 29 cursos profissionalizantes, como agente de informações turísticas, agente de viagens, garçom, cozinheiro, sommelier, mestre de cerimônias, entre outros. Os alunos poderão ainda escolher estudar inglês, espanhol e libras.

Podem se inscrever pessoas de 18 anos ou mais que vivem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 ou no entorno destas cidades. A escolha do cursos dependerá do grau de escolaridade do inscrito. Vale destacar que portadores de deficiências e profissionais que trabalham com Turismo terão prioridade na pré-matrícula.

PUBLICIDADE

Para os cursos de idiomas (inglês e espanhol), só serão aceitas inscrições dos trabalhadores que já estão empregados no setor Turismo. Já para o curso de libras as incrições estão abertas se restrições.

Cursos gratuitos
Os cursos são gratuitos e os alunos terão ainda direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação). Os cursos têm duração entre 160 aulas, ou seja 4 meses. Ele ocorrerão nos parceiros do programa: entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de Educação.

Os interessados devem se inscrever pela internet, pelo seguinte endereço: www.pronateccopa.turismo.gov.br. Prazo final para fazer a inscrição é 16 de julho.

Entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência e de escolaridade. Para os cursos que exigem que o candidato já trabalhe no turismo (inglês e espanhol) deve ser apresentada a comprovação de emprego, atividade, contrato temporário ou similar.