Conteúdo editorial apoiado por

Contribuintes têm até o fim do mês para receber informes de rendimentos

Empresas que não respeitarem o prazo estão sujeitas ao pagamento de multa por cada documento não entregue

Patricia Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Empresas, bancos, sociedades corretoras e afins têm até o dia 26 de fevereiro para entregar o informe de rendimentos a seus funcionários e clientes pessoas físicas.

O documento é essencial para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, cuja temporada de entrega acontece entre os meses de março e abril.

O informe é um documento que contém uma espécie de resumo de todo o rendimento pago ao longo do ano, correspondente ao imposto de renda a ser declarado (2009). No informe entregue pelo empregador, devem estar incluídos o valor pago aos trabalhadores, as deduções realizadas e o imposto retido no ano passado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancos, corretoras, planos de saúde etc. também enviam o documento aos seus clientes informando, por exemplo, movimentação ao longo do ano e pagamentos efetuados.

Empresas
As empresas que não respeitarem o prazo estão sujeitas ao pagamento de multa por cada documento não entregue. Portanto, quem não receber o Informe dentro do período estipulado deve procurar o empregador.

Além disso, a fonte pagadora que prestar informação falsa sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte está sujeita à multa de 300% sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do Imposto de Renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais.

IR 2010
Para a temporada de entrega da declaração do IR 2010, que acontece entre março e abril, estão obrigados a declarar os contribuintes que, ao longo de 2009: