Contratação de temporários será menor este ano

Cerca de 29% dos comerciantes pretendem contar com mão de obra temporária para o período. Em 2011, este percentual era 33,3%

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) revela que os comerciantes cariocas prentendem contratar menos temporários para o Natal, Ano Novo e para alta temporada de verão.

Segundo os entrevistados, 29,7% disseram que pretendem contar com mão de obra para o período. Em 2011, este percentual havia sido de 33,3%. Cerca de 85,8 mil trabalhadores temporários devem ser contratados no período e, no ano passado, essa estimativa era a geração de 96,9 mil vagas.

Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a intenção de contratação é menor porque os estabelecimento já empregaram mais profissionais. “O mercado de trabalho no estado do Rio está historicamente aquecido. Hoje, o trabalho permanente tem ainda maior importância, pela necessidade de aprimorar cada vez mais o atendimento e atender às expectativas de um consumidor mais exigente. Nesse cenário, os que forem contratados temporariamente têm mais chances de serem efetivados do que no passado.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Contratações e salário
Entre os comerciantes que vão ampliar seu quadro de pessoal neste fim de ano, em média, cada estabelecimento deve contratar cinco profissionais temporários. A possibilidade de efetivação aumento e passou para 83,2% dos empresários que confirmaram a possibilidade de efetivação pelo menos de um temporário, após o término das festas de fim de ano. No ano passado, o percentual era de 80%.

Já a média salarial também aumentou. Segundo a pesquisa, cada trabalhador deve receber em torno de R$ 915,32 em dezembro (13,5% a mais que no ano anterior). Quanto ao período em que pretendem manter os temporários, 42,1% dos comerciantes que contratarão essa mão de obra declararam até janeiro de 2013 e 40,9%, até o final de dezembro.

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 11 de outubro, com 2.167 estabelecimentos de 26 segmentos comerciais do estado do Rio: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, CD, Magazine, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria.