Contratação de temporários cresce mais de 10% em 2010, revela Asserttem

Para chegar a este resultado, foram analisados somente os picos de contratação como Páscoa, Dia das Mães, férias de julho e Natal

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – As contratações de profissionais temporários cresceram 10,79% em 2010, na comparação com o ano anterior. Segundo um estudo divulgado pela Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis), o número de trabalhadores passou de 220,5 mil para 244,3 mil.

Para se chegar a este resultado, foram analisados somente os picos de contratação sazonais de todo o ano: Páscoa, Dia das Mães, férias de julho e Natal.

Sobre os períodos
Ao analisar cada período sazonal, os dados revelam que todos apresentaram crescimento em 2010, na comparação com 2009.

Continua depois da publicidade

O Natal aparece como o primeiro colocado no ranking na abertura de vagas. Em 2010, foram 140 mil contratados, enquanto em 2009 foram 125 mil. Em seguida, aparecem a Páscoa (63.300), Dia das Mães (26 mil) e férias de Julho (15 mil). No ano retrasado, nestes períodos, houve 60 mil, 23.500 e 12 mil contratações, respectivamente. 

Importância do setor
O presidente da Asserttem e do Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário do Estado de São Paulo), Vander Morales, afirma que os resultados positivos refletem a importância da atuação do setor para a economia do País.

“Contribuímos significativamente para a inserção de jovens no mercado de trabalho e para a formalização da mão de obra no País”, finaliza.