Conteúdo de TV via web no ambiente de trabalho pode aumentar produtividade

De acordo com CEO da Voitel, com o serviço de IPTV, é possível educar, informar, entreter e treinar

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – No prédio onde trabalha, você entra no elevador e logo vê um televisor com informações do dia: quem ganhou o último jogo de futebol ou com quem a atriz principal da novela está namorando. Agora, imagine este tipo de ferramenta no ambiente de trabalho. Por mais que seja difícil pensar, saiba que os serviços de IPTV (conteúdo de TV via internet) estão sendo cada vez mais usados pelas empresas.

No último ano, o serviço alcançou a marca de 13,5 milhões de usuários em todo o mundo, segundo estudo da consultoria de inteligência em TI (Tecnologia da Informação) para mercados emergentes ABI. Até o final de 2013, no entanto, este valor deverá crescer para 90 milhões. “O mercado mundial de IPTV já está se posicionando para um crescimento muito forte”, diz o consultor sênior da ABI, Cesar Bachelet.

“Ainda assim, é visível que este crescimento será mais forte em algumas áreas do que em outras. O estudo da ABI antecipa crescimento substancial particularmente na América do Norte e nos mercados emergentes”, completa.

Pilares

Aprenda a investir na bolsa

O IPTV funciona da seguinte maneira, em 90% dos casos: a empresa coloca displays no ambiente de trabalho, desde a área em que se toma café até no setor comercial e no chão da fábrica. Pode haver programação diferenciada em cada televisor.

Para quem não vê relação entre o IPTV e o ambiente em que trabalha, o CEO da operadora de VoIP Voitel, Pedro Suchodolki, explica que existem quatro pilares que podem ser desenvolvidos. O exemplo do elevador diz respeito a um deles: o entretenimento. “Dá dicas de viagens, por exemplo”. Pode ser destinado tanto ao público interno quanto ao externo. A vantagem para o profissional é poder se distrair durante um tempo.

“Cientistas já apontaram que o cérebro humano tem capacidade de concentração de 50 minutos, tendo que descansar por cerca de 10 minutos para voltar a se concentrar. Enquanto levanta da cadeira ou dá uma volta pela empresa, o funcionário pode assistir ao conteúdo na TV, o que aumenta a produtividade e a eficiência”, explica.

Além de entreter, o IPTV ainda pode ser usado de maneira informativa, para o público interno e externo. Na área comercial, transmite-se o resultado da equipe, o que fará com que o grupo busque ultrapassar seus limites ou alcançar os objetivos. Ainda é possível usar o conteúdo de forma educativa. “Para campanhas de prevenção de acidentes de trabalho, por exemplo”. Outra forma de uso é para treinamento, ao passar informações relacionadas ao trabalho do profissional.

Implantação

De acordo com o CEO, para que o conteúdo informativo, educativo ou de treinamento não vire apenas distração, é preciso tomar cuidado com os assuntos a passar aos profissionais. Deixe claro ao membro da equipe qual o objetivo e a função da TV disponibilizada no ambiente profissional.

Já ao funcionário, cabe aproveitar ao máximo o recurso, sem cometer abusos, para que aumente sua produtividade e conhecimento em relação ao trabalho que executa!

PUBLICIDADE