Consumo: intenção de comprar bens de maior valor sobe em dezembro

De acordo com pesquisa divulgada pela CNI, indicador registrou 114,9 pontos em dezembro, ante 113,5 pontos em novembro

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SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em dezembro, leve alta de 0,3%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 114,9 pontos no último mês do ano, ante os 114,5 pontos de novembro, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (15) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a dezembro do ano passado, quando o índice havia registrado era de 115,1 pontos, no entanto, houve leve queda de 0,2%.

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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 e 24 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 37% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29 e 30 a 39 anos, 36% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 40 e 49 anos, o índice foi de 26%, enquanto para aqueles com mais de 50 anos, o índice foi 23%.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de dez salários mínimos são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 45% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

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Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiar Aumentar/Aumentar Muito Manter mais ou menos os mesmos Diminuir/Diminuir muito

Mais de 10 salários mínimos

45% 41% 15%

Mais de 5 a 10 salários mínimos

32% 55% 13%
Mais de 2 a 5 salários mínimos 34% 56% 10%
Mais de 1 a 2 salários mínimos 32% 56% 13%
Até 1 salário mínimo 24% 59% 17%

Dados por regiões e gênero
Se levados em conta os números por região, Sudeste e Nordeste são as mais otimistas, com 33% das respostas apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida ficaram as regiões Norte e Centro-Oeste, com 31% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 24%.

Na segmentação por gênero, 33% das mulheres e 30% dos homens disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

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Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.