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SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em março, queda de 0,4%, ante o mês anterior.
O indicador marcou 111,9 pontos no terceiro mês do ano, ante os 112,4 pontos de fevereiro do mesmo ano, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em relação a março do ano passado, quando o índice registrado era de 111,1 pontos, houve alta de 0,7%.
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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 e 24 anos apresentam mais disposição.
Isso porque 40% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29, 33% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 30%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 23%. Dos que têm mais de 50 anos, 19% disseram o mesmo
Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 10 salários mínimos e até um salário são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 34% e 30%, respectivamente, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:
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Disposição para comprar bens de maior valor | |||
---|---|---|---|
Renda familiar | Aumentar/Aumentar Muito | Manter mais ou menos os mesmos | Diminuir/Diminuir muito |
Mais de 10 salários mínimos |
34% | 57% | 9% |
Até 1 salário mínimo | 30% | 50% | 20% |
De 5 a 10 salários mínimos | 29% | 56% | 15% |
De 1 a 2 salários mínimos | 28% | 54% | 19% |
De 2 a 5 salários mínimos | 26% | 62% | 12% |
Fonte: Inec/CNI |
Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Norte/Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, com 31% e 33% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.
Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 28% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 18%.
Na segmentação por gênero houve empate, 28% mulheres e dos homens disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito
Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.