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SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em janeiro, queda de 1,7%, ante o mês anterior.
O indicador marcou 113 pontos no primeiro mês do ano, ante os 114,9 pontos de dezembro do ano passado, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em relação a janeiro do ano passado, quando o índice havia registrado era de 110,6 pontos, no entanto, houve alta de 2,2%.
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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 25 e 29 anos apresentam mais disposição.
Isso porque 42% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 16 a 24, 38% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 34%, enquanto para aqueles com mais de 50 anos, o índice foi 21%. Dos que têm de 40 a 49, 24% disseram o mesmo.
Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de dez salários mínimos e entre 2 e 5 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 33% e 34, respectivamente, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:
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Disposição para comprar bens de maior valor | |||
---|---|---|---|
Renda familiar | Aumentar/Aumentar Muito | Manter mais ou menos os mesmos |
Diminuir/Diminuir muito |
Mais de 10 salários mínimos |
33% | 64% | 4% |
Mais de 5 a 10 salários mínimos |
30% | 57% | 13% |
Mais de 2 a 5 salários mínimos | 34% | 51% | 14% |
Mais de 1 a 2 salários mínimos | 30% | 55% | 16% |
Até 1 salário mínimo | 27% | 54% | 19% |
Fonte: Inec/CNI |
Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Norte/Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, com 37% das respostas, em ambos os casos, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.
Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 27% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 24%.
Na segmentação por gênero, 30% tanto dos homens quanto das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.
Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.