Consumo: intenção de comprar bens de maior valor mostra leve recuo em junho

De acordo com pesquisa divulgada pela CNI, indicador registrou 111,9 pontos em junho, ante 112,1 pontos em maio

Viviam Klanfer Nunes

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SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em junho, ligeira queda de 0,2%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 111,9 pontos no sexto mês do ano, ante os 112,1 pontos de maio, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (2) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação à junho do ano passado, quando o índice registrado era de 111,9 pontos, não houve variação.

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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 a 24 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 32% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29 anos, 31% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 28%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 23%. Dos que têm mais de 50 anos, 16% disseram o mesmo.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 32% das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo: 

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Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiar Aumentar/Aumentar Muito  Manter mais ou menos os mesmos  

Diminuir/Diminuir muito  

Até 1 salário mínimo 23% 60% 18%
De 1 a 2 salários mínimos 25% 59% 16%
De 2 a 5 salários mínimos 24% 65% 11%
De 5 a 10 salários mínimos 32% 58% 11%
Mais de 10 salários mínimos 29% 61% 10%

Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Norte/Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, com 28% e 27% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida, ficaram as regiões Sudeste, com 25% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 22%.

Na segmentação por gênero, 26% dos homens e 25% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.