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SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em maio, queda de 1,32%, ante o mês anterior.
O indicador marcou 112,1 pontos no quinto mês do ano, ante os 113,6 pontos de abril do mesmo ano, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em relação a maio do ano passado, quando o índice registrado era de 112,2 pontos, houve queda de 0,09%.
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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 25 a 29 anos apresentam mais disposição.
Isso porque 35% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 16 a 24 anos, 35% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 32%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 29%. Dos que têm mais de 50 anos, 19% disseram o mesmo.
Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 35%, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:
Disposição para comprar bens de maior valor | |||
---|---|---|---|
Renda familiar | Aumentar/Aumentar Muito | Manter mais ou menos os mesmos |
Diminuir/Diminuir muito |
Até 1 salário mínimo | 29% | 55% | 17% |
De 1 a 2 salários mínimos | 26% | 57% | 17% |
De 2 a 5 salários mínimos | 31% | 56% | 14% |
De 5 a 10 salários mínimos | 35% | 51% | 15% |
Mais de 10 salários mínimos | 28% | 61% | 12% |
Fonte: Inec/CNI |
Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Sudeste e Norte são as mais otimistas, com 34% e 32% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.
Em seguida, ficaram as regiões Norte/Centro-Oeste, com 27% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 14%.
Na segmentação por gênero, 31% dos homens e 29% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.
Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.