Consumo: intenção de comprar bens de maior valor cai em maio

De acordo com pesquisa divulgada pela CNI, indicador registrou 112,1 pontos em maio, ante 113,6 pontos em abril

SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em maio, queda de 1,32%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 112,1 pontos no quinto mês do ano, ante os 113,6 pontos de abril do mesmo ano, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a maio do ano passado, quando o índice registrado era de 112,2 pontos, houve queda de 0,09%.

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Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 25 a 29 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 35% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 16 a 24 anos, 35% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 32%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 29%. Dos que têm mais de 50 anos, 19% disseram o mesmo.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 35%, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiarAumentar/Aumentar Muito Manter mais ou menos os mesmos  

Diminuir/Diminuir muito  

Até 1 salário mínimo29%55%17%
De 1 a 2 salários mínimos26%57%17%
De 2 a 5 salários mínimos31%56%14%
De 5 a 10 salários mínimos35%51%15%
Mais de 10 salários mínimos28%61%12%

Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Sudeste e Norte são as mais otimistas, com 34% e 32% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida, ficaram as regiões Norte/Centro-Oeste, com 27% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 14%.

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Na segmentação por gênero, 31% dos homens e 29% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.