Consumo: intenção de comprar bens de maior valor cai em maio

De acordo com pesquisa divulgada pela CNI, indicador registrou 112,1 pontos em maio, ante 113,6 pontos em abril

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em maio, queda de 1,32%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 112,1 pontos no quinto mês do ano, ante os 113,6 pontos de abril do mesmo ano, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (31) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a maio do ano passado, quando o índice registrado era de 112,2 pontos, houve queda de 0,09%.

Continua depois da publicidade

Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 25 a 29 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 35% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 16 a 24 anos, 35% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 32%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 29%. Dos que têm mais de 50 anos, 19% disseram o mesmo.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 5 a 10 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 35%, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiar Aumentar/Aumentar Muito  Manter mais ou menos os mesmos  

Diminuir/Diminuir muito  

Até 1 salário mínimo 29% 55% 17%
De 1 a 2 salários mínimos 26% 57% 17%
De 2 a 5 salários mínimos 31% 56% 14%
De 5 a 10 salários mínimos 35% 51% 15%
Mais de 10 salários mínimos 28% 61% 12%

Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Sudeste e Norte são as mais otimistas, com 34% e 32% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida, ficaram as regiões Norte/Centro-Oeste, com 27% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 14%.

Na segmentação por gênero, 31% dos homens e 29% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.