Consultora dá sugestões para a excelência na comunicação não-verbal

Investir na linguagem corporal é um ato de sensibilidade e de respeito ao interlocutor, pois valoriza a mensagem

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O corpo fala e… escuta. Para a autora do livro “Falar bem é fácil”, Eunice Mendes, que também é consultora sênior do Instituto MVC, basta prestar atenção e encontraremos nas pessoas pistas valiosas sobre sua identidade nem tão secreta assim.

“A postura, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, do rosto, das pernas, das mãos; enfim, qualquer gesto, por mínimo que seja, conta a verdade sobre quem somos e o que sentimos, bem como ajuda a traduzir o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar”, diz ela. E porque o corpo não só fala como também escuta, conseguimos identificar quando o interlocutor não se interessa pelo que dizemos.

Aprimorando a autoconfiança

Eunice garante que ter domínio sobre seu corpo ajuda a conquistar mais segurança nas situações em que o profissional está no centro das atenções. “Busque harmonia entre os gestos e as palavras, entre a linguagem corporal e a oral, pois, desse conjunto, depende uma comunicação clara e precisa. O não-verbal deve iluminar o conteúdo da mensagem e não ser uma sombra, que só fará diminuir o poder e a dimensão positiva das idéias”.

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Confira as sugestões da consultora para a excelência na comunicação não-verbal: