Conseguiu uma sala na empresa: cuidado para não se distanciar dos colegas

Neste caso, surge o desafio de manter-se em contato com os colegas apesar do espaço físico ser diferente

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Manter um relacionamento saudável com os colegas de trabalho é muito importante. Segundo pesquisa realizada pela Catho Online, com 12 mil profissionais, 44,36% disseram que conseguiram emprego por indicação. Por isso, afastar-se das pessoas na empresa não é aconselhável, mesmo quando conquistada uma sala particular.

Neste caso, surge o desafio de manter-se em contato com os colegas apesar do espaço físico ser diferente. De acordo com a gerente de desenvolvimento organizacional da Caliper, Brunna Veiga, o mais importante é estar em contato e mostrar preocupação para não afastar-se das pessoas no âmbito empresarial.

“Em primeiro lugar, o profissional deve ser percebido como uma pessoa participativa e antenada”, afirmou Brunna.

Táticas

Aprenda a investir na bolsa

A gerente indicou algumas táticas das quais o profissional deve abusar para que não se afaste dos demais somente porque conquistou uma sala particular. Veja-as abaixo:

  • Saia da sala, por alguns momentos, e ofereça ajuda para os demais colegas de trabalho.
  • Sempre saiba dos projetos que estão sendo realizados, mesmo que não sejam da sua área.
  • Evite excessos com e-mails e programas de mensagem instantânea. “Existem ferramentas que podem facilitar a vida, mas que dificultam no relacionamento”.
  • Participe dos encontros da empresa. Exitem pessoas que são mais tímidas, mas que devem se esforçar para isso.
  • Ajude nas ações de responsabilidade social da empresa.
  • Monte ou participe de grupos de discussão sobre determinado assunto.

Porta aberta ou fechada

A porta fechada a todo o momento pode ser um sinal de que você está mesmo se afastando dos colegas. “Ela só deve estar desse modo quando precisar se concentrar em uma atividade, estiver em uma ligação particular ou em reunião com um colega”. Nos demais momentos, deixe-a aberta para que possam conversar com você.

Quanto ao fato de sair da sala, Brunna disse que não há uma regra, mas que em determinados casos se torna mais importante. “Um gerente de vendas, por exemplo, deve sair mais para estimular os subordinados”.