Conseguiu um estágio? Veja como não deixar a faculdade para trás

Organizar-se, ter responsabilidade e priorizar os estudos são os três pilares, diz diretor de comunicação

SÃO PAULO – Ingressar na faculdade já é um desafio e tanto para milhares de jovens brasileiros. Ao começar a graduação, na maioria dos cursos, há muita ênfase no conhecimento teórico deixando de lado a profissão na prática. Em busca dessa experiência profissional, os universitários saem à procura de um
estágio.

Mas essa busca por uma oportunidade de trabalho, dependendo da profissão, é bastante complicada, devido ao alto número de candidatos para as poucas vagas disponíveis. Logo, aqueles que conseguem um estágio acabam, muitas vezes, colocando-o como uma prioridade e a faculdade, por sua vez, é deixada de lado.

“Alguns estudantes levam o estágio muito mais a sério e acabam se esquecendo dos próprios estudos. Com isso, eles deixam de ir às aulas, de realizar trabalhos ou fazem as tarefas de qualquer jeito, sem dedicação”, ressalta o diretor de comunicação do site Estagiários.com, Giuliano Bortoluci.

Estágio x Faculdade

PUBLICIDADE

Na opinião de Bortoluci, quando esses problemas começam a aparecer, é a hora de o estudante colocar na balança o que é mais importante para o seu futuro.

“O curso é que fornece toda base e estrutura para as atividades realizadas na empresa e é ele que garantirá seu futuro profissional, pois, sem a formação completa, não será possível continuar atuando na área”.

Com isso, o ideal é que os estudantes saibam equilibrar os estudos e o estágio, para que nenhuma dessas atividades fique a desejar.

Como se organizar?

Para que o estágio não prejudique os estudos, Bortoluci destaca três dicas:

  • Organize-se – Adote um método de organização com as datas de entregas de trabalho, das provas e das atividades importantes que serão realizadas na empresa no mesmo período. “Para os workaholics (viciados em trabalho), lembre-se que as atividades do estágio devem ser realizadas na própria empresa e as da universidade, no período das aulas ou no tempo livre. Por isso, não leve trabalho para casa, esse tempo deve ser dedicado apenas aos estudos e às suas atividades pessoais”;
  • Responsabilidade – A vida de quem estuda e trabalha é muito corrida e precisa de uma melhor organização. Além de precisar saber conciliar as atividades pessoais com escola e trabalho, é de grande importância conseguir espaço na agenda para aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e realizar as atividades solicitadas. Logo, o ditado popular “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” faz todo o sentido nesta situação, pois qualquer momento livre deve ser aproveitado para fazer as atividades da graduação, que são de sua responsabilidade;
  • Priorize os estudos – O estágio é a consequência dos seus estudos, por isso a faculdade deve ser levada tão a sério quanto o trabalho. Não deixe de estudar e manter as suas notas boas, porque há empresas que pedem as suas notas para a avaliação. Além disso, procure ter um diálogo com seus supervisores e veja se eles podem ajudar em uma situação de dificuldade dna faculdade. Talvez eles possam trocar experiências que lhe serão úteis.