Conseguiu um estágio? Veja como não deixar a faculdade para trás

Organizar-se, ter responsabilidade e priorizar os estudos são os três pilares, diz diretor de comunicação

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ingressar na faculdade já é um desafio e tanto para milhares de jovens brasileiros. Ao começar a graduação, na maioria dos cursos, há muita ênfase no conhecimento teórico deixando de lado a profissão na prática. Em busca dessa experiência profissional, os universitários saem à procura de um
estágio.

Mas essa busca por uma oportunidade de trabalho, dependendo da profissão, é bastante complicada, devido ao alto número de candidatos para as poucas vagas disponíveis. Logo, aqueles que conseguem um estágio acabam, muitas vezes, colocando-o como uma prioridade e a faculdade, por sua vez, é deixada de lado.

“Alguns estudantes levam o estágio muito mais a sério e acabam se esquecendo dos próprios estudos. Com isso, eles deixam de ir às aulas, de realizar trabalhos ou fazem as tarefas de qualquer jeito, sem dedicação”, ressalta o diretor de comunicação do site Estagiários.com, Giuliano Bortoluci.

Continua depois da publicidade

Estágio x Faculdade

Na opinião de Bortoluci, quando esses problemas começam a aparecer, é a hora de o estudante colocar na balança o que é mais importante para o seu futuro.

“O curso é que fornece toda base e estrutura para as atividades realizadas na empresa e é ele que garantirá seu futuro profissional, pois, sem a formação completa, não será possível continuar atuando na área”.

Com isso, o ideal é que os estudantes saibam equilibrar os estudos e o estágio, para que nenhuma dessas atividades fique a desejar.

Continua depois da publicidade

Como se organizar?

Para que o estágio não prejudique os estudos, Bortoluci destaca três dicas: