Conhecimento legal: atributo é o mais valorizado em um executivo de finanças

Dentre atributos importantes, ainda está o conhecimento sobre sistemas de planejamento de recursos da empresa

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – No momento da contratação de um executivo da área de finanças, o atributo mais importante apontado pelos profissionais responsáveis pela admissão foi o conhecimento da legislação, indicado por 48% dos entrevistados no Brasil pelo relatório anual da empresa de recrutamento especializado, Robert Half.

Em segundo lugar, dentre os atributos mais importantes, está o conhecimento sobre os sistemas de planejamento de recursos da empresa, com 46% das indicações. A experiência e o conhecimento da indústria/do setor em que irá atuar ficaram na terceira posição, com 34% das respostas.

Ainda sobre os atributos, foram apontados itens como conhecimento técnico das regras de contrato (32%), entendimento de mercados internacionais (28%), experiência em empresa pública (15%), experiência em aquisição ou fusão entre empresas (13%) e experiência de trabalho em outro país (5%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Índice geral

Enquanto no Brasil o conhecimento da legislação foi o item mais citado, em todo o mundo foi a experiência e o conhecimento na indústria/setor, com 65% de indicação entre os profissionais dos 20 países analisados. Na seqüência, estão o conhecimento das regras de contrato (44%) e a experiência em uma empresa pública (21%).

Na tabela abaixo, é possível comparar os resultados nacionais com aqueles apontados pelos profissionais de todo o mundo (índice geral):

Atributo Indicação Geral Indicação Brasil
Conhecimento técnico das regras de contrato 44% 32%
Experiência em empresa pública 21% 15%
Experiência em processo de fusão e aquisição 9% 13%
Entendimento sobre mercados internacionais 19% 28%
Experiência de trabalho em outro país 8% 5%
Conhecimento de sistemas de planejamento de recursos da empresa 20% 46%
Conhecimento da legislação 25% 48%
Experiência e conhecimento na indústria/setor 65% 34%

Fonte: Robert Half

Continua depois da publicidade

De acordo com os profissionais brasileiros contatados, a localização da empresa tem pouca relevância no momento da contratação de profissionais da área de finanças. De acordo com os dados, menos de 50 colaboradores foram admitidos por este critério. Sobre o tempo para preencher um posto de trabalho, a maior parte dos entrevistados apontou de duas a três semanas.

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado pela Robert Half International, empresa especializada em recrutamento no mundo, e conduzido por uma empresa independente de pesquisa. O documento inclui respostas de mais de quatro mil gerentes de Finanças e Recursos Humanos em 20 países. É a primeira vez que o Brasil é incluído no levantamento – no país, 149 empresas responderam à pesquisa. A margem de erro é de 1,5%, para mais ou para menos, e os resultados têm índice de acerto de 95%.