Conhecimento financeiro é exigido em qualquer área de atuação

Segundo pesquisa, mesmo que profissional não atue em área administrativa, deve ter noção de finança empresarial

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa realizada pela consultoria DM Recursos Humanos, conhecimentos financeiros são exigidos em todas as áreas de atuação, mesmo que o departamento não esteja relacionado com a administração de recursos da empresa.

“Em marketing, por exemplo, é preciso lidar bem com os custos e investimentos, dominando análises financeiras”, disse a gerente da divisão de executivos da consultoria, Sonia González.

Nas demais áreas, por outro lado, os projetos são aprovados de acordo com a quantia de dinheiro disponibilizada pela empresa e, por isso, o profissional deve saber a hora exata de apresentá-los.

Exigências do mercado

Aprenda a investir na bolsa

A pesquisa, realizada com 76 executivos de alto nível de 33 empresas de grande porte de diferentes ramos, ainda detectou que, atualmente, as empresas estão mais atentas às características pessoais do profissional do que ao domínio técnico, apesar deste aspecto ser essencial.

Dentre as características mais exigidas pelas empresas, em primeiro lugar, está a capacidade de liderança, pelo fato de que o ambiente de negócios muda constantemente e é preciso pessoas com “punho” forte.

Em segundo lugar, está o trabalho em equipe, seguido pela comunicação e relacionamento interpessoal, iniciativa/pró-atividade e foco em resultados.

Realidade

O estudo confirma que estas habilidades, além de conhecimentos já considerados básicos, como um segundo idioma, não são encontradas com facilidade entre os candidatos que participam de processos seletivos. Isto mostra que aqueles que as possuem podem se destacar no mercado de trabalho e serão os escolhidos para preencher as vagas.

A pesquisa mostrou ainda que os cursos de graduação mais valorizados são administração de empresas, engenharia, economia, ciências contábeis e medicina. Dentre os cursos de pós-graduação e MBA, estão o de marketing, gestão empresarial, gestão de projetos, finanças e administração.