Conhecer metas da empresa é fundamental para os profissionais

É dever do líder comunicar aos membros da equipe as metas da empresa, o que deve começar pela diretoria

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Com raras exceções, os profissionais desconhecem as metas da empresa. Eles têm noção de suas metas próprias e, às vezes, as do seu departamento, mas só. E isso é ruim. “Se a empresa democratiza o conhecimento da meta macro, que pode ser, por exemplo, crescer 50% em 2009, as diversas áreas da empresa irão se dividir e organizar para atingi-la”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Catho, Fernanda Figueiredo.

“Quando todo mundo luta pelo mesmo objetivo, passa a não existir aquela boiada que caminha sem saber aonde quer chegar. O profissional fica mais motivado, pois passa a ter noção da importância do seu trabalho no alcance dessa meta. Ele percebe que seu trabalho pode fazer diferença”, acrescenta ela.

Desse jeito, todos ganham

Líder, empresa e funcionários só ganham com essa democracia. Sem a meta macro em mente, um profissional não entende o que está fazendo, embora faça. “Agora, se ele sabe o motivo do seu trabalho, pode criar e inovar. Como é ele que põe a mão na massa, provavelmente é quem tem mais idéias. Assim, as empresas formam profissionais com atitude empreendedora, que arriscam mais”, conta a especialista.

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Fernanda lembra que diversas empresas adotam a estratégia, como forma de incentivar as pessoas a pensarem estrategicamente, impulsionando, assim, o nível de competitividade da empresa frente ao mercado. “Nas pequenas empresas, os funcionários dificilmente sabem quais são as metas macro, às vezes porque nem a diretoria sabe quais são elas. Outras vezes, porque as metas mudam diariamente”.

“Já nas grandes organizações, o slogan difundido entre os colaboradores é a própria meta. E os líderes cumprem papel fundamental nesse processo. Por exemplo, se o objetivo é crescer 50%, eles dizem: pessoal, já conseguimos 25%!”, acrescenta.

O que fazer diante da meta desconhecida

É dever do líder comunicar aos membros da equipe as metas da empresa, o que deve começar pela diretoria, passar pela gerência e pelos supervisores. Porém, se em sua empresa as coisas não funcionam exatamente dessa maneira, pergunte para seu chefe. “Dessa maneira, o profissional demonstra preocupação e interesse. É um diferencial! É claro que ele deve sentir qual é o melhor momento para fazer a pergunta”, finaliza a coordenadora de RH da Catho.