Conheça os líderes de ontem, hoje e de amanhã

Segundo livro, no passado, liderança era autoritária; hoje, há um período de transição; e, no futuro, pedominará equilíbrio, autoconhecimento e emoções

Publicidade

SÃO PAULO – Nunca se ouviu falar tanto de liderança como nos últimos anos. Contudo, ao contrário do que muitos podem imaginar, o assunto não é novo. O que muda são as características dos líderes.

Para se ter uma ideia, segundo explica Arthur Diniz, autor do livro “Líder do Futuro – A Transformação em Líder Coach” (Espaço Editorial), no passado, o perfil da liderança nas empresas era mais autoritário, com os chefes mandando e os subordinados obedecendo. Assim, diz ele, o lema em grande parte das corporações era: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

“Por isso, no passado, não havia a necessidade de se motivar pessoas para ter sucesso nas empresas. Bastava ser um bom gerente e mandar as pessoas executarem as tarefas necessárias”, explica.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O hoje e o amanhã
Hoje, ainda conforme Diniz, vivemos um período de transição, no qual ainda é possível encontrar nas empresas líderes que se utilizam de autoritarismo e ameças, atuando junto a profissionais que questionam as decisões tomadas.

Para o futuro, entretanto, aposta-se na valorização do autoconhecimento, do equilíbrio e do reconhecimento das emoções.

“Tenho a convicção de que o perfil dos futuros líderes será muito diferente do que vimos até hoje (…) O líder do futuro sabe quais são seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e suas ameaças. Entende que pode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores”.

Continua depois da publicidade

Além disso, na opinião de Diniz, o líder do futuro tem a capacidade de agir e promover a ação de todos, transformando o fracasso em feedback para os próximos passos.

Assumindo erros e tendo credibilidade
O líder do futuro é um profissional que reconhece as próprias falhas e pede desculpas, assumindo a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassando os créditos do sucesso aos seus seguidores.

Outra característica importante que estará presente nestes profissionais no futuro é a credibilidade, com o líder cumprindo o prometido aos seus liderados, mesmo que isso signifique desgaste com os superiores.

“Credibilidade é fundamental para qualquer estilo de liderança que você queira adotar. Portanto, se você não tem autonomia para honrar uma promessa, não assuma esse compromisso”.

Líder Coach
Por fim, no futuro, quem quiser assumir cargos de liderança deverá ser criativo, não só no sentido de ter ideias criativas, mas também no que trata de exercer papéis diversos e se comportar conforme as situações se apresentam.

No mais, o líder de amanhã é um excelente coach, ressalta Diniz. O que significa que ele deve liderar por meio de perguntas e não de respostas, colocar-se em condição de igualdade com seus liderados, pressupondo que cada um tem um potencial ilimitado.

“Esse líder necessita ter três qualidades marcantes: autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas. São características que permitem ao líder se colocar em uma posição de igualdade com seus seguidores sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado”.