NO TRABALHO

Conheça os 4 poderes que existem em um escritório

Esses poderes são comuns em relações profissionais e você pode até se encaixar em um deles

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Na empresa em que você trabalha é possível que existam 4 tipos diferentes de poder. Esses poderes são comuns em relações profissionais e você pode até se encaixar em um deles. Veja quais são esses 4 poderes e o lado negativo deles:

1 – Poder dos contatos

Ter bons contatos é importante para qualquer profissional, já que eles podem trazer oportunidades e reconhecimento. Porém, existem algumas pessoas que utilizam esse poder de maneira negativa. É provável que você já tenha trabalhado com alguém que se aproximou do chefe com segundas intenções. 

PUBLICIDADE

2 – Poder de coerção

Coagir pessoas é, geralmente, o trabalho dos superiores. A coerção, se aplicada de maneira correta e em doses leves, ajudará o profissional a se desenvolver e aceitar desafios. Entretanto, existem alguns funcionários que realizam uma pressão psicológica negativa em seus colegas de trabalho. Não deixe que essas atitudes prejudiquem o seu trabalho. Caso a pressão continue, fale com o seu gestor.

3 – Poder legítimo

Ter um poder legítimo na empresa significa que o seu cargo ou o seu nível de conhecimento o colocou nessa posição. Se você for o expert em um assunto, é provável que as pessoas não duvidem da legitimidade do seu trabalho. Porém, fique atento: existem alguns profissionais que se aproveitam disso para humilhar e diminuir o trabalho dos colegas.

4 – Poder de recompensa

Fazer o seu trabalho bem feito e ser reconhecido dessa forma é um dos poderes mais benéficos para a sua carreira. Ter esse tipo de poder é o que você deve buscar na sua carreira profissional. Mas, como qualquer outro, ele também tem o seu lado negativo: tome cuidado para não relaxar e piorar a qualidade do seu serviço. Elogios podem tanto fazer você crescer como também piorar o seu desempenho.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreira no Universia.