Conheça as brasileiras que estão entre as 10 executivas mais importantes da AL

Ranking elaborado pela América Economía colocou duas brasileiras entre o seleto grupo. Uma delas, inclusive, está no topo da lista

Publicidade

SÃO PAULO – O tempo no qual a mulher se posicionava apenas como uma mera coadjuvante nos assuntos corporativos das principais empresas mundiais parece que ficou para trás.

Tratando-se de Brasil, a superação desse estigma ocorreu com ainda mais intensidade. Um ranking elaborado pela revista América Economía, com as mulheres mais influentes no mundo dos negócios latino-americano, colocou duas brasileiras entre o seleto grupo. Uma delas, inclusive, lidera o ranking das 10 mais.

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, encabeça o topo da lista. Outra brasileira, que aparece na oitava posição, é a diretora do Magazine Luiza, Luiza Trajano.

Continua depois da publicidade

Quem são?
Maria das Graças começou na Petrobras em 1978 como estagiária. Em 2007, se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na empresa e, atualmente, é nome forte para eventualmente suceder José Sérgio Gabrielli na presidência da companhia.

A executiva é formada em Engenharia Química pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem MBA em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Por sua vez, a diretora do Magazine Luiza, Luiza Trajano, é sobrinha dos fundadores da empresa e começou trabalhar aos 12 anos. Formada em Direito e Administração de Empresas, ela administra mais de 600 lojas em 16 estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Além das executivas brasileiras, destaca-se na terceira posição do ranking uma mulher que não é brasileira, mas atua no Brasil: a norte-americana Denise Johnson, que recentemente assumiu a presidência da subsidiária nacional da General Motors.

Lista Poderosa
Saiba quem são as dez executivas mais influentes na América Latina:

As Mulheres Mais Poderosas da América Latina
 Posição   Nome   País de Origem   Cargo 
Maria das Graças Foster Brasil Diretora de Gás e Energia da Petrobras
Grace Lieblein EUA Presidente da GM México
Denise Johnson EUA Presidente da GM Brasil
Paula Santilli Argentina Presidente da Pepsico México
Carmina Abad Sánchez México Presidente da MetLife México
Nicole Reich de Polignac França Presidente e CEO da Scotiabank Inverlat México
Louise Goeser EUA Presidente e diretora-geral da Siemens Mesoamerica/México
Luiza Helena Trajano Brasil Diretora do Magazine Luiza
Angélica Fuentes Téllez México Presidente-executiva do Grupo Omnilife-Chivas/México
10º Mariela García Peru Gerente-geral da Ferreyros
Fonte: América Economia