Conheça as brasileiras que estão entre as 10 executivas mais importantes da AL

Ranking elaborado pela América Economía colocou duas brasileiras entre o seleto grupo. Uma delas, inclusive, está no topo da lista

SÃO PAULO – O tempo no qual a mulher se posicionava apenas como uma mera coadjuvante nos assuntos corporativos das principais empresas mundiais parece que ficou para trás.

Tratando-se de Brasil, a superação desse estigma ocorreu com ainda mais intensidade. Um ranking elaborado pela revista América Economía, com as mulheres mais influentes no mundo dos negócios latino-americano, colocou duas brasileiras entre o seleto grupo. Uma delas, inclusive, lidera o ranking das 10 mais.

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, encabeça o topo da lista. Outra brasileira, que aparece na oitava posição, é a diretora do Magazine Luiza, Luiza Trajano.

PUBLICIDADE

Quem são?
Maria das Graças começou na Petrobras em 1978 como estagiária. Em 2007, se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na empresa e, atualmente, é nome forte para eventualmente suceder José Sérgio Gabrielli na presidência da companhia.

A executiva é formada em Engenharia Química pela UFF (Universidade Federal Fluminense), é mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem MBA em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Por sua vez, a diretora do Magazine Luiza, Luiza Trajano, é sobrinha dos fundadores da empresa e começou trabalhar aos 12 anos. Formada em Direito e Administração de Empresas, ela administra mais de 600 lojas em 16 estados brasileiros.

Além das executivas brasileiras, destaca-se na terceira posição do ranking uma mulher que não é brasileira, mas atua no Brasil: a norte-americana Denise Johnson, que recentemente assumiu a presidência da subsidiária nacional da General Motors.

Lista Poderosa
Saiba quem são as dez executivas mais influentes na América Latina:

As Mulheres Mais Poderosas da América Latina
 Posição  Nome  País de Origem  Cargo 
Maria das Graças FosterBrasilDiretora de Gás e Energia da Petrobras
Grace LiebleinEUAPresidente da GM México
Denise JohnsonEUAPresidente da GM Brasil
Paula SantilliArgentinaPresidente da Pepsico México
Carmina Abad SánchezMéxicoPresidente da MetLife México
Nicole Reich de PolignacFrançaPresidente e CEO da Scotiabank Inverlat México
Louise GoeserEUAPresidente e diretora-geral da Siemens Mesoamerica/México
Luiza Helena TrajanoBrasilDiretora do Magazine Luiza
Angélica Fuentes TéllezMéxicoPresidente-executiva do Grupo Omnilife-Chivas/México
10ºMariela GarcíaPeruGerente-geral da Ferreyros
Fonte: América Economia