Conheça a Unila, a universidade no Brasil que integrará a América Latina

Até 2015, 10 mil estudantes serão atendidos, sendo 50% dos alunos e professores brasileiros e a outra metade, de outros países

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O projeto de lei (2.878/08) que estabelece a criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (12).

A universidade tem proposta acadêmica inter e transdisciplinar, com aulas em português e espanhol. Ela será instalada em Foz do Iguaçu (PR) e terá metade dos alunos e professores brasileiros e a outra metade virá dos demais países da região. O objetivo da instituição é atender 10 mil alunos até 2015.

Preparo para compreensão dos países latino-americano
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a universidade pretende formar pessoas capazes de pensar todas as áreas do conhecimento a partir da perspectiva da integração entre os países da América Latina.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A título de exemplo, queremos que o bacharel em Direito não apenas domine o ordenamento jurídico nacional, mas tenha preparo para compreender o ordenamento dos países latino-americanos e saber pensar maneiras de integração entre países. Isso vale para Economia, Relações Internacionais e Bioenergia”, explicou Haddad.

Sobre o processo seletivo
O primeiro processo seletivo deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2010. A seleção dos alunos deve ocorrer a partir das notas dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), enquanto os alunos estrangeiros passarão por avaliação semelhante realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

A Unila funcionará provisoriamente nas instalações da usina de Itaipu (PR). “O projeto arquitetônico, que é de Oscar Niemeyer, já está pronto para licitar. A nossa urgência agora é terminar o projeto pedagógico com quatro eixos: integração no plano da cultura, das instituições, da biociências e da integração física”, afirmou Haddad.

Continua depois da publicidade

Até final deste mês, o projeto pedagógico estará pronto e, em seguida, o governo abrirá concursos para contratação de professores e técnicos.