Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para sexta-feira

Por aqui, destaque para a pesquisa de emprego e salário; nos EUA sai a balança comercial e a confiança do consumidor

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – Na agenda de indicadores desta sexta-feira (9), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) referente à primeira quadrissemana de dezembro. A pesquisa de preços é feita na cidade de São Paulo entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos e a coleta de dados vai do primeiro ao último dia de cada mês.

A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia a primeira prévia de dezembro do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado). O período de medição é do dia 21 do mês anterior ao dia 10 do mês de referência.

O mesmo instituto revela ainda a Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário de outubro. O estudo se baseia nas empresas cadastradas no CNPJ, em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, destaque para a Trade Balance (balança comercial) com base no mês de outubro, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizações pelo país. Também será revelado o Michigan Sentiment, índice que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana, sendo dividido em duas categorias: situação atual e expectativas para o futuro.

 Agenda Brasil 

Indicadores Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
IPC – Fipe  07h00 1ª Quadr/Dez

0,60%

IGP (M ) 08h00 1º Decênio/Dez 0,37%
 Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário 09h00 Outubro  –

Agenda Estados Unidos 

Indicadores Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
Trade Balance  11h30 Outubro  43,10 bilhões  
Michigan Sentiment 12h55 Dezembro 64,10 pontos  –

Europa e Ásia
Na Alemanha será divulgado as transações correntes de outubro e a balança comercial e outubro; a Eurostat apresenta a revisão dos preços ao consumidor  de novembro. No Reino Unido sai a balança comercial de outubro.

Na China, a NBS revela os preços ao consumidor e ao produtor de novembro.