Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para sexta-feira

Bem diversificada, agenda traz como destaque as vendas ao varejo nos Estados Unidos e índices de preços no Brasil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Mais carregada, a agenda desta sexta-feira (11) vem bem distribuida entre cenário externo e doméstico. Por aqui, o destaque fica com a divulgação de importantes índices de preços, dando pistas sobre a evolução da inflação no período. No campo internacional, o investidor deve acompanhar os números relacionados às vendas no varejo norte-americano. 

Cenário externo
Nos EUA, o mercado acompanhará a divulgação do Retail Sales, com as vendas ao varejo em fevereiro. No país ainda haverá a divulgação do Business Inventories, indicador que mostra o nível de vendas e de estoques da indústria e dos setores de atacado e varejo no período.

Por fim, os investidores observarão a prévia do Michigan Sentiment, índice que mede a confiança dos consumidores na economia americana. O mercado também estará atento ao pronunciamento de William Dudley, presidente do Fed de Nova York. 

Indicadores Horário de BrasíliaReferência AnteriorExpectativa
Retail Sales10h30Fevereiro0,3%1,0%
Retail Sales (ex auto)10h30Fevereiro0,3%0,6%
Michigan Sentiment (Pré)11h55Março77,5 pontos76,5 pontos
Business Inventories12h00Janeiro0,8%0,8%

Aprenda a investir na bolsa


Front doméstico
Por aqui, as atenções se voltarão para dois importantes índices de preços: o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), elaborado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), elaborado pela Fundação Getulio Vargas.

Além disso, o investidor deve analisar a Pesquisa Industrial de Empregos e Salários, evidenciando o comportamento dessas variáveis na indústria brasileira. A pesquisa é elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Indicadores Horário de BrasíliaReferência AnteriorExpectativa

IPC – Fipe

07h001a Quadr/Mar0,70%

IGP-M

08h001a Dec/Mar0,88%

Pesquisa Industrial de
Emprego e Salário

09h00Janeiro