Confira os indicadores e eventos corporativos previstos para quinta-feira

Dia será marcado pela reunião do Banco Central Europeu e por dados dos EUA, além da pesquisa industrial de emprego, no Brasil

Natália Wagner Rodrigues

Publicidade

SÃO PAULO – A agenda desta quinta-feira (13) traz a Pesquisa Industrial de Emprego e Salário, no Brasil, enquanto lá fora, os destaques ficam para a reunião do Banco Central Europeu e aos dados de inflação e desemprego nos EUA.

Cenário externo
Na Europa, Banco da Inglaterra e BCE (Banco Central Europeu) definirão o rumo da taxa básca de juro. Mas, o destaque ficará por conta do discurso do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, após o encontro. Os investidores aguardam por maiores sinalizações com relação à situação fiscal dos países da Zona do Euro.

Nos EUA, o Departamento de Trabalho divulga o PPI (Producer Price Index) e seu núcleo referente ao mês de dezembro, com a evolução dos preços do atacado. O dia também conta com a balança comercial e o tradicional Initial Claims, com informações sobre o número de pedidos de auxílio desemprego.

Continua depois da publicidade

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, deve se pronunciar em Arlington durante evento do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), que abordará maneiras de superar os obstáculos para a realização de empréstimos às pequenas empresas.

Dentro da temporada de resultados, o destaque fica para a Intel Corporation, que divulgará seu balanço após o fechamento do mercado.

Indicadores Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
Reunião do Banco da
Inglaterra (BoE)
10h00 Janeiro
Reunião do BCE 10h45 Janeiro
PPI 11h30 Dezembro 0,8% 0,8%
Core PPI 11h30 Dezembro 0,3% 0,2%
Trade Balance 11h30 Novembro – 38,7 bilhões – 41,0 bilhões
Initial Claims 11h30 Sem até 08/01 409 mil 415 mil

No Brasil
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quarta-feira a Pesquisa Industrial de Emprego e Salário, mostrando o comportamento dessas variáveis nas atividades industriais do País.

Continua depois da publicidade

Além disso, o Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) divulgará o Índice de Nível de Emprego da Indústria de São Paulo, referente ao mês de dezembro e acumulado de 2010.

Na esfera corporativa, a Telemar (TNLP3, TNLP4) deve definir nesta sessão as condições para a fusão das ações da Brasil Telecom (BRTO3, BRTO4). Em contato com o departamento de Relação com Investidores da Telemar, nada foi confirmado.

Indicadores brasileiros
Horário de Brasília Referência Anterior Expectativa
Pesquisa Industrial de Emprego
e Salário – IBGE
09h00 Novembro
Nível e Emprego da Indústria
de São Paulo – Depecon
11h00 Dezembro