Confira os hábitos para ser mais organizado

O velho hábito de deixar as coisas para outro momento é um dos principais responsáveis pela sua falta de organização

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O sonho de muitas pessoas é alcançar um nível aceitável de organização. De fato, manter as coisas em ordem pode parecer um desafio, mas nada que não possa ser feito com alguns hábitos simples. Se você gostaria de ser uma pessoa mais organizada e, a partir disso, conquistar melhores resultados na vida pessoal, acadêmica e profissional, veja 4 hábitos que devem ser desenvolvidos o quanto antes:

1. Crie um lugar para todas as coisas

Se você quer se manter organizado, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, um ótimo truque é determinar um lugar para todas as coisas e se esforçar para mantê-las sempre ali. Dessa maneira, você acabará se acostumando a vê-las no lugar que definiu e se lembrará sempre de deixá-las lá depois de utilizá-las. Você pode fazer isso com os objetos no seu quarto ou mesa de trabalho e até mesmo com os seus arquivos no computador. A técnica também vai ajudá-lo a evitar perder as coisas, uma vez que elas sempre estarão no lugar correto. Pode dar adeus àquelas horas procurando suas roupas ou cadernos.

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2. Não procrastine

O velho hábito de deixar as coisas para outro momento é um dos principais responsáveis pela sua falta de organização. Você vai acabar deixando que as coisas se acumulem e, em algum momento, acabará se perdendo nas próprias tarefas. A maneira certa de resolver isso é realizar uma atividade tão logo ela apareça diante de você. É claro que isso não será aplicável em todas as situações da sua vida, mas sempre que for possível, opte por resolver as coisas imediatamente.

3. Só abra o e-mail quando necessário

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Embora o e-mail ainda seja um meio de comunicação muito útil, também é um dos principais inimigos da organização. Se deixamos a ferramenta aberta ao longo do dia, nos sentimos tentados a checar as novas mensagens com frequência, deixando que nossas tarefas atrasem e acabem se acumulando. Por isso, o ideal é que você abra o e-mail apenas quando necessário e procure manter o foco apenas nos e-mails que realmente precisa enviar ou responder.

4. Faça listas de tarefa e revise-as

Adquira o hábito de criar listas de tarefas no início do seu dia e vá riscando tudo aquilo que tiver sido concluído. No fim do dia, revise esta lista e identifique quais tarefas ficaram pendentes. Transfira-as para a lista do dia seguinte em status de prioridade. Ao chegar ao trabalho pela manhã, garanta que você olhou a lista de tarefas pendentes antes de começar a adicionar coisas novas. Isso vai fazer com que você organize as tarefas do dia a dia, além de desenvolver sua capacidade de priorizar.

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