Confira o perfil de empresa que atrai universitários brasileiros

Para 26% dos estudantes homens e 18% das mulheres, a perspectiva de crescimento é o fator mais atraente

SÃO PAULO – Com o recente fortalecimento da economia do País, o mercado de trabalho se mostra também mais aquecido, por isso profissionais estão podendo até mesmo escolher em qual empresa desejam trabalhar, principalmente aqueles que estão no início de sua carreira, na fase do estágio.

Isto é, aquele emprego encarado como “falta de opção” passou a caracterizar uma situação estritamente temporária. Mas, afinal, o que atrai os jovens em uma empresa?

Pesquisa realizada pela Quorum Brasil, com 200 estudantes do último ano do curso de administração de empresas, de diversas universidades, revelou que a perspectiva de crescimento e os benefícios atraentes são os dois principais focos.

Fatores

PUBLICIDADE

Para 26% dos estudantes homens e 18% das mulheres, a perspectiva de crescimento é o fator mais atraente. Já os benefícios foram citados por 22% delas e 15% deles. Depois, aparecem: área de atuação da empresa (19% entre homens e 9% entre mulheres) e porte da empresa (12% entre homens e 9% entre mulheres).

Os entrevistados também revelaram que levam em conta a relevância da empresa no setor, o salário compatível com a função, a oferta de treinamento e cursos, um bom ambiente de trabalho, a localização da empresa, a atuação internacional e a igualdade de condições entre homens e mulheres.

Empresa ideal

Quando questionados sobre que tipo de empresa preferem, a principal resposta foi “aquela que valoriza o conhecimento da pessoa”, seguida pela empresa “de grande porte”. Veja as respostas a seguir:

  • Que valoriza o conhecimento da pessoas: 92%
    Que valoriza quem vem de escolas famosas: 8%
  • De grande porte: 88%
    De pequeno porte: 12%
  • Onde existe a oportunidade de viajar: 83%
    Onde o trabalho é apenas local: 17%
  • Onde seja proibido fumar: 76%
    Onde o fumo é liberado: 24%
  • Onde a liderança estimula a integração: 67%
    Onde a liderança não interfere nos grupos: 33%
  • Que seja perto da minha casa: 53%
    Que fica distante da minha casa: 37%
  • Que é afastada do agito da cidade: 53%
    Que fica no meio do agito: 47%
  • Onde os líderes me mantêm informado: 51%
    Onde sou incentivado a buscar informações: 49%
  • Onde é preciso usar roupas sociais: 50%
    Onde a roupa é descontraída: 50%
  • Já ao responder a pergunta: “o que agrega valor no momento de escolher uma empresa?”, as duas principais respostas foram: “ser uma empresa preocupada com o meio ambiente” e “ser uma empresa aberta para ouvir minhas opiniões”. Confira no quadro a seguir:

    O que agrega valor no momento de escolher uma empresa?
    Fator que agregaÍndice de concordância
    Preocupação com o meio ambiente98%
    Empresa aberta para ouvir minhas opiniões95%
    Regras e procedimentos claramente definidos93%
    Foco no desenvolvimento dos funcionários94%
    Empresa moderna, atualizada em seu setor de atividade90%

    Fonte: Quorum Brasil

    PUBLICIDADE