Confira dicas para não cometer erros de gramática no seu currículo

Embora isso pareça óbvio, uma pesquisa citada pelo blog americano Brazen Life revela que, em média, um currículo contém 6 erros linguísticos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Lembre-se de que o seu currículo é você em forma de papel. Portanto, se ele estiver amassado, mal formatado ou escrito de qualquer maneira, o recrutador pensará que você é da mesma maneira. Embora isso pareça óbvio, uma pesquisa citada pelo blog americano Brazen Life revela que, em média, um currículo contém 6 erros linguísticos. Sejam eles de grafia, pontuação ou gramática. Com seis erros no seu CV, dificilmente você será chamado para a entrevista.

Confira 3 dicas para não cometer erros de gramática no seu currículo

1. Corretores automáticos
Um bom exemplo de corretor ortográfico é o Microsoft Word. Ele corrige palavras com erros de grafia e concordância. Muitas vezes, são erros bobos, mas que passam despercebidos se você está a certo tempo tentando escrever algo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Revise
A palavra revisar, neste caso, é bem ampla. Dê uma olhada se você não está cometendo erros de concordância (às vezes o Microsoft não os percebe) ou de adequação. Tente ser o mais impessoal possível no CV e, de preferência, não escreva em primeira pessoa. Ao invés de dizer “fui responsável por…”, diga “responsável por”. Além disso, jamais repita palavras. O texto parece pobre e passa a impressão de que seu vocabulário é pouco extenso. Finalmente, leia em voz alta e peça para algum colega revisá-lo.

3. Formato consistente
Escolha um formato e use-o até o final do currículo. Jamais troque de fonte, tamanho ou cor (que deve ser sempre preta). Obviamente, você pode trocar o tamanho e colocar negritos quando for necessário. Títulos, introduções e sub-títulos no primeiro caso e, no segundo, para palavras chaves.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.