Confira dez motivos para você mudar de emprego

Independentemente das crenças individuais, coach explica que alguns sintomas sinalizam que chegou a hora de procurar outro emprego

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Ninguém nunca sabe ao certo quando é hora de mudar de emprego. A decisão depende das crenças de cada um. Por exemplo, enquanto uns fazem questão de permanecer pelo menos dois anos em cada emprego, com o intuito de aprender mais e não comprometer o currículo, outros, ávidos por desafios, mal conseguem ficar um ano no mesmo lugar.

E, ao mesmo tempo em que muitos têm receio de mudanças – ainda que não admitam ou não percebam -, de maneira que acabam se acomodando, outros não suportam situações incômodas e correm atrás de oportunidades melhores logo que as primeiras dificuldades se apresentam.

Independentemente das crenças, o coach Ricardo Melo explica que há alguns sintomas que sinalizam o momento de mudar de emprego. “Se, ultimamente, está mais difícil de acordar para ir ao trabalho; se você não pára de pensar nos problemas relacionados ao trabalho quando está em casa e nos momentos de lazer; se não consegue dormir porque fica pensando no que terá que fazer amanhã; se fica irritado com freqüência e se o seu corpo está somatizando as dificuldades, traduzindo-as em problemas de saúde, está na hora de mudar de emprego”, exemplifica.

Continua depois da publicidade

Dez motivos para mudar de emprego

Confira os dez motivos para procurar um emprego melhor, apontados pelo coach:

Conselho importante

Não necessariamente um destes motivos deve determinar a decisão de sair da empresa, uma vez que muitos dependem do emprego para sustentar a família ou arcar com suas responsabilidades financeiras. Entretanto, Melo ressalta que qualquer um deles pode ser suficiente para que alguém decida sair da empresa quando a situação contradiz sua essência enquanto pessoa. É o caso daqueles que têm um chefe que maltrata, grita e humilha, de forma que inclusive a vida pessoal é afetada pela insatisfação.

Portanto, a recomendação do coach é refletir para descobrir o real motivo da insatisfação no emprego. “Às vezes, o chefe passa uma atividade que o profissional tem dificuldade de desenvolver e isso pode incomodar. Mas o fato de o chefe incomodar não quer dizer que ele seja injusto e que não mereça seu respeito”.

Outra preocupação dele é com relação aos acomodados. “Há pessoas, principalmente aquelas sem qualificação, que se submetem a situações ruins durante anos, porque têm medo do novo, tornando-se ainda mais vítimas do processo. Se, realmente, não faz mais sentido trabalhar em determinado lugar, procure se qualificar mais e planeje uma transição, mas não se esconda”.