Sexo frágil?

Confira conselhos para ser uma mulher de sucesso

Confira dicas da autora Hanna Rosin sobre a ascensão das mulheres como uma poderosa força de trabalho nos Estados Unidos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Em seu novo livro The End of Men, em tradução livre “O Fim dos Homens”, Hanna Rosin fala da ascensão das mulheres como uma poderosa força de trabalho nos Estados Unidos. Para ela, as mudanças na economia permitiram que as mulheres usassem seus estereótipos de gênero como pontos fortes para ter sucesso. A seguir você pode conferir cinco dicas que Rosin dá para que as mulheres sejam bem-sucedidas no trabalho:

1. Não se iluda de gratidão
Você recebe uma ligação dizendo que conseguiu o emprego e se sente tão grata que aceita a oferta imediatamente sonhando com as coisas que poderá comprar e os objetivos que irá cumprir. Uma pesquisa recente, realizada pela economista Linda Babcock, mostrou que 57% dos homens negociam seus salários iniciais, enquanto apenas 7% das mulheres fazem isso. Isso significa que os homens iniciam com salários 7,6% mais alto do que as mulheres. Aplicando o princípio ao longo da carreira, os homens se aposentam meio milhão de dólares mais ricos. “Não se iluda de gratidão quando receber uma oferta de emprego. Pesquise a média salarial para aquele emprego, pense em outros trabalhos que você possa querer e assuma a sua cara de negociante” escreve Rosin.

2. Evite a armadilha do mau humor
O preconceito de gênero está em todo escritório. Uma confirmação disso é um estudo recente realizado pela Universidade de Nova York em parceria com a Harvard Kennedy School. Depois de analisar imagens em que homens e mulheres usavam as mesmas palavras para pedir um aumento, os pesquisadores viram que os participantes viam as participantes como pessoas agressivas e desagradáveis e os homens como pessoas dominantes, fortes e decentes. Evitar transparecer essa imagem pode ser o ideal para conseguir sua promoção.

PUBLICIDADE

3. Seja amigável
Para cumprir a dica, Rosin aconselha as profissionais a serem amigáveis com os colegas de trabalho. “Tudo que posso dizer é, esse período em que as mulheres devem se conter artificialmente deve ser temporário enquanto nos ajustamos para ver mais mulheres no pode”, diz.

4. Não deixe o nervosismo trair você
Sinais de nervosismo, como vermelhidão no pescoço ou uma risada nervosa, podem trair você durante reuniões e negociações. “Se há parte do seu corpo que podem de trair aprenda a disfarçar ou lidar com elas. Você deve parecer confiante e no comando”, aconselha Hanna.

5. Não faça papel de general
Para a escritora, “o novo modelo de líder eficiente é menos um general militar e mais um treinador de futebol, alguém que pode inspirar um time e colaborar”. Ela termina aconselhando as mulheres a não pensaram em seu lado feminino como algo negativo para o ambiente corporativo.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.