Confira como colocar resultados no currículo, sem ser cansativo

Muito se fala da importância de se colocar os resultados no papel, mas poucos sabem como fazer isso. Veja orientações

SÃO PAULO – É de consenso geral que o candidato que mostra os resultados obtidos nos empregos anteriores sai na frente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. “É muito atraente para quem está selecionando e tem vários currículos para analisar”, afirmou a consultora do IDORT/SP, psicóloga e coach, Rosana Bueno.

O que muitos não sabem é como colocar esses resultados de maneira adequada já no currículo, sem torná-lo cansativo. Uma primeira dica é saber o que colocar: “fale em números. Inclua informações sobre prazos superados, redução de custos promovida na empresa, vendas acima do esperado, novos projetos implantados”, disse a consultora.

Lembre, porém, que tudo exige performance. Não adianta apenas citar que realizou um projeto, sem dizer em quanto tempo ele foi implantado e quais as consequências dele.

Informação

Os resultados obtidos devem ser relatados na parte do currículo em que se lista os empregos pelos quais já passou. Coloque o item “principais resultados” e relate em poucas linhas o acontecido. Neste momento, evite quantitativos universais, como “várias” ou “muitos”, que indicam imprecisão.

“Se você colocar cinco ou seis itens nos empregos em que já passou, dê preferência para o resultado obtido nos últimos. Por exemplo, num currículo de vendas, se a pessoa mostrar o que fez há dez anos, não me interessa. O que interessa é o que fez no presente”. Rosana completou dizendo que só se deve mostrar os resultados obtidos no passado se eles tiverem efeitos no presente.

Ainda sobre a informação fornecida, Rosana dá a seguinte orientação: “é uma coisa óbvia, mas ela precisa ser verdadeira e comprovável”. Tenha em mente uma pessoa na empresa em que trabalhou que possa confirmar os dados. Não precisa colocar o nome dela no currículo, o que seria um exagero. Cite-a apenas se questionado.

No decorrer da carreira

De acordo com a consultora, é interessante que no decorrer da carreira o profissional já tenha um portfólio com suas realizações, como participação em eventos, palestras, cursos realizados e etc.

Além disso, para saber os resultados que teve, é preciso pedir um feedback. O que você agregou para a empresa em que trabalhou? Pedir retorno acerca do seu trabalho é importante não só quando estiver à procura de emprego, mas também para refrescar o gestor sobre o que tem feito. “Pense no currículo enquanto estiver empregado”, finalizou Rosana.