Confira as variáveis que influenciam processo de mudança na empresa

"Algumas variáveis têm peso maior desde o início do ciclo de mudança", diz autora de livro sobre o assunto

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Mudança gera medo, desconfiança, insegurança, principalmente quando o assunto é trabalho…mas é indispensável em muitos casos. E, por isso, existe a necessidade de analisar bem o contexto em que ela ocorrerá, para que não dê errado.

A grande questão, por sua vez, é como essa análise deve ser feita. De acordo com o livro Atreva-se a Mudar: como praticar a melhor gestão de pessoas e processos, de Alessandra Assad, são muitas as variáveis que influenciam no processo de mudança, seja de um produto, de uma marca ou, simplesmente, de um conjunto de comportamentos.

“Algumas variáveis têm um peso maior desde o início do ciclo de mudança, e devem ser levadas em conta no seu planejamento. Eu diria que são vitais ao processo, porque formam a base sólida da mudança e interagem externa e internamente de maneira a oxigenar uma séria de ações”, diz a autora no livro.

Variáveis importantes

Aprenda a investir na bolsa

Dentre essas variáveis, estão os clientes. Para evitar erros no processo de mudança, é importante fazer um levantamento de suas necessidades, com a finalidade de concentrar maiores esforços nelas. Quando é dada a importância que eles realmente merecem, evita-se o desperdício de tempo e energia com iniciativas sem valor.

Outra variável importante são os colaboradores. Durante a mudança, identifique as lideranças internas informais, uma vez que são essas pessoas que ajudam na descoberta de anseios, das expectativas, dos medos e dos temores. “É a capacidade dos funcionários de se adaptar às mudanças que determinam o resultado”.

No processo de mudança, ainda é importante saber lidar com proprietários e acionistas, que são os mais interessados em um resultado positivo. Eles devem ter participação maior quando os resultados começarem a aparecer.

Os fornecedores e parceiros comerciais podem melhorar a qualidade dos serviços. “Como estão do lado de fora da empresa, têm uma contribuição valiosa, com informações sobre os processos similares das empresas da mesma natureza de negócios, suas ações e seus resultados”.

Não poderia faltar a equipe

Por último, mas não menos importante, está a variável “você e sua equipe”. A contribuição de todos os impulsionadores e agentes da mudança é fundamental, para atingir os demais. Controle o seu papel e discipline suas ações. Boa sorte!